Meio Ambiente
Animais resgatados em São Gonçalo estão recebendo tratamento veterinário
07/11/2024
O descarte irregular do óleo de cozinha pode causar graves danos ambientais, poluindo as águas, o solo e até a atmosfera. Buscando reverter este quadro, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente elaboraram projeto que consiste em recolher o óleo usado e transformá-lo em sabão. A iniciativa teve início em junho de 2017 e, desde então, cerca de 1900 litros do produto já foram direcionados ao destino devido.
O processo de fabricação é bem simples – leva em torno de 40 minutos – e pode ser feito em casa. Por isso, a equipe da secretaria está levando esta ideia para dentro das comunidades, com intuito de oportunizar quem precisa complementar a renda familiar, beneficiando a população e o meio ambiente. Em média, 5 litros de óleo podem ser transformados em cerca de 40 unidades de sabão.
“A ideia surgiu após uma reunião com o secretário de Meio Ambiente, Rafael Magalhães (Fael). Eu vi na televisão um projeto parecido e decidi implantar esta ideia em São Gonçalo, o que foi prontamente atendido pelo Fael”, explicou Lucimar Vieira, que desenvolve o projeto junto com Janaína da Silva Souza e Andréa de Morais.
Além de atender comunidades e praças, levando o projeto e conscientizando a população, a Secretaria de Meio Ambiente está com dois pontos de coleta à disposição: na Rua Cardeal Sebastião Leme, nº 1680, em Lagoinha, e na Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno. A equipe também atende pelos telefones 99601-7666 e 97586-8305. No momento da entrega do óleo, o munícipe recebe em troca, gratuitamente, o sabão artesanal.
Processo de fabricação
Usando como base de medida 5 litros de óleo, são necessários os seguintes ingredientes para transformá-lo em sabão: um quilo de soda cáustica, um vidro de detergente cheio, um copo de sabão em pó, dois litros de água e um copo de 200ml de água.
Em seguida, deve ser iniciado o seguinte processo: coloque a água e a soda cáustica em um balde e misture bem, durante 10 minutos, até dissolver. Depois, coloque os 5 litros de óleo e continue mexendo por mais 20 minutos. Em sequência, coloque o sabão em pó diluído com os 200ml de água, enquanto adiciona o detergente. É necessário estar mexendo os componentes sem parar, por um total de 40 minutos, até que comece a engrossar. A mistura deve descansar por 10 dias, quando começará a tomar forma de sabão.
Malefícios do óleo de cozinha
O óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. O óleo também interfere na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e interfere no fluxo de água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água, o que impede a vida nestes sistemas.
Quando lançado no solo, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, piorando o problema das enchentes.
Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados