Início > Educação > Projeto Agricultura Viva promove roda de conversas em escola municipal

Projeto Agricultura Viva promove roda de conversas em escola municipal

Publicado em:  12/08/2019

O Projeto Agricultura Viva desta segunda-feira (12), realizado na quadra da Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos Soares Dutra, em Alcântara, contou com a participação de agricultores familiares, que levaram seus produtos para que os alunos pudessem entender a importância de uma alimentação saudável, sem agrotóxico. Nesta edição, o foco foi para as hortaliças que também são utilizadas como remédio, como explica a diretora Lígia Coutinho.

“Hoje os trabalhos foram ligados às hortaliças que servem para chás curativos, calmantes. O pessoal do 2º e do 3º ano trabalhou em torno disso, em torno das ervas, dos chás. Eles descobriram que alface serve para fazer chá calmante. As crianças acharam engraçado que a mesma alface que a gente come, serve para fazer chá, assim como hortelã, que a gente coloca no quibe”, disse.

O projeto é uma ação intersetorial entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas e do Núcleo Acadêmico de Alimentação Escolar da Semed, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho, do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de São Gonçalo e dos produtores rurais. Para o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, a importância desse trabalho vai além da melhoria da qualidade na alimentação das crianças.

“Trata-se de sustentabilidade, de cuidar do meio ambiente e vai de encontro ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS) da ONU, que tem foco na agricultura sustentável. Estamos trazendo para dentro da escola ensinamentos importantes sobre agricultura que os estudantes levarão para dentro de suas casas, e isso faz toda diferença”, afirmou Marcelo.

No início da tarde foi realizada uma roda de conversa com a participação da diretora da escola, Lígia Coutinho, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, com os coordenadores Ronaldo Mendonça e Adriana Barreto, dos representantes da Secretaria Municipal de Educação, professor Júlio Vidal (Coordenação de Projetos) e da nutricionista Danielle Sueth (Núcleo Acadêmico de Alimentação Escolar), e Luiz Macedo, coordenador do Projeto Gaia.

“Com esse trabalho que a Educação desenvolve conosco, a gente tem conseguido difundir a agricultura familiar junto aos munícipes de São Gonçalo. A gente chega ao munícipe através do principal vetor que é a educação. Uma criança que recebe a informação na escola, leva para casa essa informação e aquela família nunca mais será a mesma”, afirmou Evanildo Barreto.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Lucas Alvarenga