Início > Educação > Programa Saúde na Escola auxilia na prevenção contra Covid-19

Programa Saúde na Escola auxilia na prevenção contra Covid-19

Publicado em:  10/08/2021

Ação conta com a presença do secretário de Educação

Nesta terça-feira (10), o secretário de Educação de São Gonçalo, Maurício Nascimento, acompanhou uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE), que aconteceu no Ciep 125 – Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, no Mutondo. O programa é uma iniciativa do governo federal, onde saúde e educação trabalham juntas, levando conhecimento da área de saúde até os alunos e professores. Integrantes do programa conversaram sobre ações preventivas contra a covid-19.

A ação contou com uma apresentação de fantoches para dinamizar o conteúdo para as crianças, que foram divididas em turmas para evitar aglomerações. O secretário participou da explicação e enxerga o programa como uma das prioridades da sua gestão.

“A orientação do nosso prefeito Capitão Nelson é, neste ano de 2021, não apenas colocar o programa em prática, mas conseguir ampliá-lo, atendendo o maior número de alunos e de escolas. A saúde e a educação estão fazendo uma excelente parceria”, analisou Maurício Nascimento.

O plano do PSE para o segundo semestre de 2021 é passar informações sobre covid-19 para a maior parte da rede, ensinando os cuidados que devem ser tomados, por intermédio de palestras presenciais e de vídeos educativos, no formato híbrido. A coordenadora do PSE de São Gonçalo, Mônica Marques, ressalta a importância desse tipo de ação não só para os alunos, mas também para os professores.

“Antes de fazer as orientações aos alunos, nós estamos orientando também os professores para cuidar da saúde mental deles, que também estão passando por essa situação de Covid-19 e também estão tendo que voltar às aulas no modo híbrido”, explica a coordenadora do PSE de São Gonçalo Mônica Marques.

Para a diretora do Ciep, Ana Lúcia Palmeirim, é imprescindível o apoio do programa, ainda mais em tempos de pandemia, pois traz mais segurança para os alunos e professores e promove uma troca de experiências que fortalece o projeto pedagógico da escola.

“Para nós do Ciep 125 é muito importante receber o Programa Saúde na Escola, ainda mais em momento de pandemia, onde a saúde, que sempre teve atenção de todos, ganhou uma relevância muito maior. Nós precisamos desse apoio em relação às informações que a gente precisa passar o tempo todo aos alunos, aos pais e aos funcionários”, finaliza Ana Lúcia Palmeirim.

As 13 ações do PSE são:

1 – Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

2 – Promoção das práticas corporais, de atividade física e do lazer nas escolas.

3 – Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

4 – Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.

5 – Prevenção das violências e dos acidentes.

6 – Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.

7 – Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.

8 – Verificação da situação vacinal.

9 – Promoção de segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

10 – Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

11 – Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

12 – Promoção de saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

13 – Ação de prevenção à Covid-19.

Foto: Renan Otto