Início > Saúde > Programa de nutrição de São Gonçalo é referência no Estado

Programa de nutrição de São Gonçalo é referência no Estado

Publicado em:  22/05/2024

Linha de cuidado de sobrepeso e obesidade é apresentada em congresso

Nutricionistas da Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo participam do XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2024) em São Paulo nesta semana, até a próxima sexta-feira (24). Elas apresentam o trabalho que está sendo desenvolvido na cidade e que é referência no Estado do Rio de Janeiro: a Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO).

A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan) da Secretaria construiu a LCSO com outros gestores da saúde, da educação e da agricultura. No fim de 2020, a linha de cuidados foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. Em 2021, ela começou a ser implantada na rede. No ano passado, a Atan com a Atenção Básica qualificaram mais de 130 profissionais de saúde das equipes de saúde da família e e-Multi.

“Hoje, estamos apresentando o desenvolvimento da linha de cuidado do sobrepeso e obesidade montada para São Gonçalo. Já evoluímos no quesito qualificação – apoiada por materiais do Ministério da Saúde – de nutricionistas, educadores físicos, médicos, enfermeiros e coordenadores da Atenção Básica, que já atendem nas unidades de saúde da Família com esse olhar e direcionamento diferenciados”, explicou a coordenadora da Atan, Cássia Soares Santos Sousa.

O objetivo é expandir a qualificação para outros profissionais de saúde, incluindo os agentes de saúde, e toda a rede. Além disso, há o estudo para a implementação de consultórios especializados para as pessoas com obesidade grave – adulto e infantil.

“Já avançamos com a linha de cuidado. Agora, estamos direcionando a atenção para a escolha dos locais dos consultórios especializados e como eles irão funcionar. Acredito que, até o fim deste ano, eles estarão montados”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

Foto: Ascom