Início > Educação > Programa de Educação Ambiental é implantado em São Gonçalo

Programa de Educação Ambiental é implantado em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  12/04/2022

Crianças visitam APA do Engenho Pequeno no projeto Estudo Vivo

A Secretaria de Meio Ambiente, em uma parceria inédita com a Secretaria Municipal de Educação, está implementando o Estudo Vivo, um programa de educação ambiental que leva as crianças a vivenciar, na prática, aquilo que aprendem na sala de aula sobre o meio ambiente. As visitas do passeio acontecem nas APAs do Engenho Pequeno e de Maria Paula e na Sala Verde, em Neves. A Creche Escola Tia Mada, uma obra social do Engenho Pequeno, levou a primeira turma de 22 crianças nesta terça-feira.

No programa, um grupo de alunos percorre um roteiro acompanhado de um coordenador, tendo acesso a informações ambientais através da contação de história, que acontece pelos moradores mais antigos do local. Nessa primeira visita, dona Graça, de 70 anos, contou aos pequenos visitantes o que já vivenciou no espaço onde hoje é a APA.

“De forma planejada, com apoio logístico das secretarias envolvidas, pessoal qualificado, de forma didática, vivenciada e adaptada para a realidade dos alunos, acreditamos contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais de nossa cidade tornando os alunos protagonistas da história ambiental de nossa amada São Gonçalo”, disse o biólogo especialista em Meio Ambiente e subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão.

Com a implantação de áreas de proteção ambiental na cidade, São Gonçalo conseguiu expandir de 4% para 19% sua área preservada, incluindo as APAS do Engenho Pequeno, Estâncias de Pendotiba, Alto do Gaia e Itaoca.

Os agentes do Grupamento de Defesa e Preservação Ambiental (GPAm) também fazem brincadeiras com os grupos visitantes para explicar o papel da guarda ambiental. No passeio, os visitantes também fazem trilha, participam de palestras e, no final, plantam uma espécie arbórea que leva o nome do grupo.

A escola que se interessar em participar do programa pode se inscrever através do email projetoestudovivosg@gmail.com. Grupos de excursão também podem se inscrever.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content