Início > Saúde > Profissionais de residências terapêuticas participam de curso

Profissionais de residências terapêuticas participam de curso

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/03/2023

Capacitação é oferecida pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo

A primeira turma dos cuidadores do Serviço de Residência Terapêutica (SRT) de São Gonçalo participou do encontro de capacitação da coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. O curso de qualificação profissional aconteceu no auditório da Secretaria na tarde desta quinta-feira (30). Outros quatro encontros irão acontecer para capacitar outras turmas.  

Diferentes temas referentes à profissão e ao ambiente de trabalho foram abordados por profissionais da rede de Atenção Psicossocial, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Programa de Combate à Tuberculose. O objetivo é atualizar os cuidadores sobre as regras do convívio com os moradores das residências, as suas leis, os cuidados com as diferentes vertentes da saúde mental, protocolo de cuidados gerais, incluindo a alimentação e higiene nas casas e com os moradores, primeiros socorros e identificação dos sintomas da tuberculose.  

“Essa atualização é muito importante tanto para os cuidadores quanto para os moradores. Nós precisamos muito de um serviço de qualidade e essa capacitação é para ajudar e amparar vocês, que vão ter mais recursos para trabalhar. Sabemos que vocês têm uma responsabilidade absurda. A gente sabe do trabalho e, por isso, estamos montando esse plano de ação e queremos padronizar o trabalho em todas as residências terapêuticas. É um aprendizado importante, de construção e contribuição”, disse o subsecretário de Atenção Especializada, Vinícius Quintam.

São Gonçalo conta com 13 residências terapêuticas em funcionamento que abrigam moradores provenientes de longas internações. As RTs possuem entre oito e, no máximo, dez pessoas e contam com a supervisão de cuidadores durante 24 horas (dois por plantão de 24h), coordenador e acompanhante terapêutico. Eles também são acompanhados por uma equipe multidisciplinar no Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

O processo de desinstitucionalização da Clínica Nossa Senhora das Vitórias está em andamento. Há uma equipe de intervenção que atua no atendimento e cuidados dos pacientes que ainda estão na unidade de longa permanência. A equipe multidisciplinar elabora o projeto terapêutico que conduzirá o processo de alta com emissão de documentos necessários para o recebimento dos benefícios pertinentes a estes usuários, preparando-os para uma saída com autonomia de gerir suas vidas extra hospitalar. Após a realização desse processo, as atividades na clínica serão encerradas definitivamente.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 13 e 14 de abril, às 10h e 14h.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content