Início > Educação > Profissionais da Saúde e Educação participam da 15ª Semana de Vigilância Alimentar e Nutricional

Publicado em:  08/11/2018

Em comemoração pela 15ª Semana de Vigilância Alimentar e Nutricional, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Área Técnica de Nutrição, realizou na manhã desta quarta-feira (8) a I Mostra de Experiências exitosas na área de Alimentação e Nutrição no município de São Gonçalo, que tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar as ações que apontam caminhos possíveis para concretização do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O evento foi realizado no auditório multimeios do Centro Cultural Joaquim Lavoura, no bairro Estrela do Norte.

“A Mostra visa promover o intercâmbio de inovações e conquistas na implementação da PNAN, consolidando este espaço de troca de experiências, aprendizagem e valorização dos profissionais e gestores do SUS”, explica o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Nove trabalhos foram apresentados na Mostra: Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo; Avaliação Nutricional de crianças da Creche/Escola Municipal Menino Jesus, em São Gonçalo; Avaliação do Estado Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional em unidades inseridas no programa Nutrisus; Promovendo a alimentação saudável: Menu degustação para pacientes em sala de espera – Relato de experiência vivenciado em ambulatório; Prevalência de sobrepeso, obesidade e consumo alimentar de pacientes atendidos em Unidade Básica de Saúde; Roda de Conversa sobre: Alimentação na Gestação; Participação do município de São Gonçalo no concurso: Caderno de receitas regionais dos avós; Avaliação Nutricional dos pacientes diabéticos insulino-depedentes atendidos no ambulatório (hiperdia) da Policlínica de Alcântara.

“Além da melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, a Mostra apresenta a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição”, explica a nutricionista da Atan, Lúcia Helena Feitosa.

Participaram da mesa de abertura a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues; o coordenador geral da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Éden Sena; a coordenadora de estágios em nutrição da Universidade Anhanguera, Fabiana Costa; a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Tânia Almeida; coordenadora municipal de Aleitamento Materno, Aline Aguiar; coordenadora do Sad/Nasf, Cláudia Souza.

Lançamento do Caderno de Receitas Regionais das Avós

Entre as apresentações de diversos trabalhos produzidos no município, estava o Caderno de Receitas dos Avós, projeto que envolveu escolas municipais de todo o Estado do Rio, com o objetivo de resgatar a nossa cultura alimentar, no que ela possui de melhor, através da contribuição valiosa dos nossos avós, que nos brindaram com sua culinária saborosa e nutritiva. O trabalho é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Subsecretaria de Atenção Básica, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição(Atan).

As receitas foram selecionadas através de um concurso realizado nas escolas que manifestaram interesse. O resultado foi um caderno recheado de preciosidades gastronômicas marcadas pela simplicidade, respeito à cultura alimentar local e a valorização do conhecimento ancestral. Em São Gonçalo, duas escolas tiveram suas receitas publicadas no livro, a Escola Municipalizada Maria da Gloria Borges Leite, dirigida pela professora Maria Christina Arsolino, localizada no Centro, que levou os pequenos estudantes Cristal e Artur para apresentarem as receitas de “Bolo Saudável” e “Bolo de Banana”, e a UMEI Professora Cremilda Rodrigues da Cunha, de Santa Isabel, dirigida pela professora Adriana Guedes Garcia Marins, que apresentou “Bertalha com Ovos”, “Doce de Chuchu”, “Papa de Milho” e “Caruru Azedo”. A coordenadora do Programa Saúde na Escola e NutriSus, que também é avó, professora Tânia Almeida, entregou o Caderno de Receitas ao secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes Gomes.

Durante o evento, Tânia Almeida ressaltou o envolvimento da família no projeto. “Esse livro é um presente para o município de São Gonçalo, pois mostra a importância da participação da família na vida escolar dos estudantes”, afirmou a coordenadora.

Para o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, o livro vai muito além das receitas. “A utilização desse material vai colaborar com o crescimento saudável de crianças e adolescentes, dando oportunidade aos profissionais da rede, aos alunos e seus familiares de discutirem e refletirem sobre alimentos e sua história, fortalecendo o resgate da tradição, do sabor e do cuidado com a saúde”, concluiu Marcelo Azeredo.

O Caderno de Receitas dos Avós pode ser acessado através do link https://www.saude.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTQyMDQ%2C

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira