Início > Educação > Proerd entrega certificados a 300 estudantes da Rede Pública Municipal

Proerd entrega certificados a 300 estudantes da Rede Pública Municipal

Publicado em:  05/07/2019

Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo encheram de alegria e orgulho as dependências da Igreja Nova Vida, no bairro Estrela do Norte, onde receberam os certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nesta sexta-feira (5). Ao todo, participaram da cerimônia 300 alunos das Escolas Municipais Albertina Campos, José Manna Júnior, Leonor Corrêa, Marlucy Salles de Almeida e Paulo Roberto Macedo Amaral. Ontem, outros 1000 alunos da Rede Municipal também receberam o certificado.

O evento contou com a presença da subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra – que representou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, da subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, Tatiana Félix, do deputado estadual Coronel Salema, do Subtenente Cabral – representante da Coordenação técnica estadual do Proerd no Rio de Janeiro, Marcos Lucena, da OAB, representando a Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, de Adenilson Reis, representante da Igreja de Nova Vida, e do sargento Fábio, que formaram a mesa, além de professores, diretores e familiares e demais integrantes da equipe do Proerd.

A subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, parabenizou os formandos e falou do compromisso da equipe da Semed junto aos estudantes. “Programa Educacional de Resistência às Drogas. As drogas estão batendo às nossas portas todos os dias. Todos os dias nós lutamos contra as drogas. Todos os dias nós lutamos contra a violência. Essa é a nossa luta diária e nós estamos aqui porque nós confiamos que vocês todos terão um futuro ainda melhor, que vocês todos terão discernimento, reflexão e uma atuação nesse mundo de enfrentamento ao uso de drogas e à violência. Nós queremos que vocês tenham o melhor. A Secretaria de Educação tem esse compromisso. O 7º Batalhão e o Proerd estão aqui procurando trazer para vocês o melhor e assim vai ser. Todos estão de parabéns pela participação e façam a diferença onde quer que vocês estejam”, ressaltou Gisele.

Além da entrega dos certificados, alguns alunos foram homenageados e receberam presentes também pelo comportamento, participação e empenho. São eles: Andrei e Emanuelle, da Escola Municipal Albertina Campos; Maria Eduarda, Tainá e Anna Clara, da Escola Municipal José Manna Junior; Marcos, Igor e Bento, da Escola Municipal Leonor Correia; Gilberto, da Escola Municipal Marluce Salles de Almeida; Caio Lima e João, da Escola Municipal Paulo Roberto Macedo Amaral.

Como explicou a mestre de cerimônias, cabo Renata, o Proerd é um programa sustentado pelo esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, que se destina a evitar que crianças e adolescentes, em fase escolar, iniciem uso abusivo das diversas drogas existentes na sociedade, despertando a consciência também para a questão da violência. Para isso, é utilizado o currículo “Proerd caindo na real”, projetado fundamentalmente na teoria de aprendizagem sócio-emocional, oportunizando a identificação de atividades básicas e fundamentais, bem como o processo de desenvolvimento do indivíduo necessário à promoção de uma boa saúde e de uma boa competência social. O Proerd está presente em todo o país e já formou mais de um milhão e meio de estudantes.

O final da cerimônia contou com a presença do mascote do programa, o Leão Daren, que dançou e tirou fotos com pais, alunos e professores.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães