Início > Educação > Proerd e Semed formam mais de 850 alunos em São Gonçalo

Proerd e Semed formam mais de 850 alunos em São Gonçalo

Publicado em:  14/12/2018

Símbolo de grandes conquistas, especialmente para os 850 alunos, de 28 turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de São Gonçalo, foi realizada a última formatura do ano de 2018, assim como a entrega de certificados do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (PROERD). O programa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (SEMED).

O PROERD existe há 27 anos e já atendeu mais de 1,6 milhão crianças no Estado do Rio Janeiro, desde a sua implantação em 1992. O Programa é desenvolvido por policiais militares treinados e preparados para trabalhar metodologias específicas para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e sobre a importância de se manter longe das drogas e da violência. A ideia é fazer que o aluno seja um agente multiplicador sobe o que aprendeu.

Durante a solenidade houve homenagens às professoras pela dedicação ao ofício de ensinar. Vários alunos receberam medalhas, troféus e diplomas das mãos de seus instrutores por terem suas redações escolhidas e lidas em público sobre o que aprenderam durante o curso.

Para o major Pimenta, coordenador estadual do Proerd, a prevenção é a melhor maneira de afastar as crianças do contato com as drogas,”Acreditamos que vamos diminuir o uso de drogas com este Programa e consequentemente a violência. Vejo o município de São Gonçalo com um destaque muito grande no sentido da prevenção, através desta parceria com a Semed. Neste esforço conjunto, o mais importante é prevenir o uso de drogas licitas ou ilícitas por nossas crianças”, opinou o major.

Para o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, esse é um momento muito importante para as novas gerações. Durante o curso, os alunos recebem orientação sobre cidadania e a importância de não se envolverem com as drogas. Todos os envolvidos no programa merecem parabéns, por se dedicarem a ensinar e, principalmente, a salvar vidas”, disse o prefeito.

Para Marcelo Azeredo, secretário municipal Educação de São Gonçalo, o trabalho da Polícia Militar através do Proerd é se mostra um ferramenta indispensável para afastar as crianças das drogas.

“Tenho certeza de que esses alunos passam a ver o policial militar com outros olhos. Como um amigo, um professor, orientador, com que podem contar”, avalia Marcelo Azeredo.

Participaram da solenidade as seguintes unidades: E.M. Marcus Vinícius Cruz, E.M. Raul Veiga, E.M. Carlos Maia, E.M. Armando Leão, Ciep 250 (municipalizado) Rozendo Rica Marcos, E.M. Zulmira Mathias N. Ribeiro, E.M. Maria Dias, E.M.Prefeito Jayme Mendonça de Campos, E.M. João Cabral de Melo Neto,E.M. Ernani Farias e E.M. Amaral Peixoto.

Representando a Semed estavam Graciele Vasconcelos, Ana Sobral e Lofreman Medina. A mesa foi composta por major Pimenta, coronel Fernando Salema, Graciele Vasconcelos, subtenente Cabral, major nogueira, bispo Ênio e pastor Elielton.

Foto: Jonas Guimarães