Início > Guarda Municipal > Primeira turma de mulheres da Guarda Municipal completa 31 anos

Primeira turma de mulheres da Guarda Municipal completa 31 anos

Publicado em:  11/03/2024

Turma 13 mil foi pioneira em inclusão da força feminina da corporação

No mês da mulher, a Guarda Municipal de São Gonçalo comemora um marco na corporação. Há 31 anos, a Turma 13 mil – a primeira composta por mulheres – iniciava suas atividades como primeiro grupamento feminino da cidade.

A primeira turma composta por mulheres da Guarda Municipal de São Gonçalo foi formada no ano de 1993, um marco na história da corporação, que até então, desde o seu nascimento, em 1938, tinha sua força de trabalho composta apenas por homens.

“A presença da mulher na segurança pública é fundamental por várias razões. Primeiro, traz diversidade de perspectivas, permitindo abordagens mais abrangentes para lidar com desafios complexos. Segundo, promove uma maior confiança da comunidade, especialmente entre grupos marginalizados, facilitando a colaboração e a resolução de problemas. Terceiro, mulheres muitas vezes demonstram habilidades de comunicação e empatia que são essenciais para resolver conflitos e construir relações positivas com a comunidade. Por fim, a presença feminina inspira outras mulheres a ingressarem nesse campo, contribuindo para a igualdade de gênero e para um ambiente de trabalho mais inclusivo e representativo”, disse o comandante da Guarda Municipal de São Gonçalo, Ewerton Mendes.

Atualmente, a força feminina da Guarda Municipal está em todos os grupamentos da corporação, alguns deles, como a Ronda Escolar e a força que atua em colaboração com a Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM), em casos de violência contra a mulher, são formadas exclusivamente por força feminina.

“Sempre foi meu sonho integrar a Guarda Municipal. Quando soube do concurso, na época eu trabalhava no Ipasg, tinha 23 anos e resolvi fazer o concurso. De mais de 900 inscritas eu fiquei em 17º lugar. Foi uma alegria muito grande, porque na época eu já tinha uma filha e foi de grande importância a conquista desse cargo público. Posso dizer que amo minha farda, amo o que eu faço e não me imagino sendo outra coisa que não Guarda Municipal”, disse a subinspetora Jane Velasco, que integrou a turma 13 mil e atua no Núcleo de Assistência Farmacêutica. A servidora já está prestes a se aposentar e em breve será avó.

Atuação na violência contra a mulher

Em abril do ano passado, o Executivo determinou a criação do Grupamento da Patrulha Maria da Penha, que será de responsabilidade da Secretaria de Ordem Pública e integrado à Guarda Municipal de São Gonçalo.

Futuramente, o grupamento atuará em cooperação com o Juizado de Violência Doméstica e Familiar do município, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Centros Especializados de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica/familiar, organizações não governamentais e demais órgãos que atuem direta ou indiretamente no combate à violência contra a mulher.

A patrulha contribuirá para proteção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, de forma integrada às ações realizadas pela rede de atendimento que combatem a violência contra a mulher.

Foto: Luiz Carvalho