Início > Administração > Prefeitura segue com capacitação do Sistema Eletrônico de Informações

Prefeitura segue com capacitação do Sistema Eletrônico de Informações

Publicado em:  30/03/2022

Servidores de todas as secretarias municipais estão realizando o curso

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), seguiu nesta quarta-feira (30) com a realização de treinamento e capacitação de servidores para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O treinamento aconteceu nos laboratórios de informática da Universidade Estácio de Sá, unidade Alcântara.

As vantagens da modernização dos procedimentos foram destacadas pelo servidor Antonio Castro, de 59 anos.

“Eu sou bem da época do papel mesmo. Mas os anos vão passando e a gente tem que se adaptar. Isso é uma atualização muito boa para todos os servidores. Muitas trabalhos serão agilizados agora com esse sistema”, disse o servidor, que atua há 17 anos na Prefeitura.

A otimização do tempo e da produtividade foi pontuada pela servidora Juliana Alves, de 29 anos.

“O sistema é bem simples de mexer pelo que já vi. E é muito didático. Tem vídeo explicando, tem textos disponíveis tirando dúvidas. Achei ótimo porque vai agilizar muito nosso atendimento. Ainda mais a gente que lida com documentos o tempo todo. Para pesquisar algo, não precisa mais ser na mão, agora é tudo no sistema”, disse.

O sistema tem objetivo de virtualizar processos e documentos, permitindo atuação simultânea entre secretarias, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades e provendo eficiência administrativa. São Gonçalo é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a adotar o sistema, que já é utilizado pelo Governo do Estado e outras grandes cidades brasileiras. Os procedimentos foram desenvolvidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente para instituições públicas.

Na última terça-feira (29), 100 servidores participaram do treinamento, e nesta quarta (30), outros 101 colaboradores assistiram às aulas em dois horários, pela manhã, das 10h às 12h e durante a tarde, das 14h às 16h.

A capacitação vem sendo feita com servidores de todas as secretarias do município, para que gradativamente todos os processos da Prefeitura de São Gonçalo sejam realizados digitalmente. A implantação de novos assuntos administrativos no Sistema Eletrônico de Informações se dará de forma gradativa e escalonada, conforme plano de implantação a ser definido pelo Órgão Gestor do SEI em conjunto com os demais órgãos e secretarias.

Além do treinamento realizado em sala de aula, o servidor pode colocar em prática todo o aprendizado que recebeu através do Portal SEI São Gonçalo, pelo endereço eletrônico https://www.saogoncalo.rj.gov.br/sei/

Através do portal, o servidor pode saber como realizar Procedimento Operacional Padrão, tem acesso a tutoriais e vídeos instrutivos sobre procedimentos, além do acesso ao curso sobre SEI da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com as principais funcionalidades do sistema.

Praticidade e economia

A mudança dos processos do meio físico para o virtual resultará em uma economia anual superior a R$ 1,5 milhão com papel e toners de impressão. Outro grande ganho para a administração é a velocidade na tramitação de processos, dinâmica de trabalho, transparência e padronização de documentos do Executivo.

A Universidade Estácio de Sá deu apoio institucional, cedendo laboratórios de informática para o treinamento dos servidores da Prefeitura.

Foto: Renan Otto