Início > Desenvolvimento Urbano > Prefeitura retira 80 caminhões de lixo em área do Jardim Alcântara

Prefeitura retira 80 caminhões de lixo em área do Jardim Alcântara

Publicado em:  12/04/2024

Intervenção faz parte das obras de revitalização da região

Mais de 80 caminhões de lixo foram retirados de uma área usada para descarte irregular de detritos na Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no Jardim Alcântara, nesta semana. No local, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Gonçalo está realizando obras de revitalização que irão mudar completamente o bairro. Nesta sexta-feira, as equipes continuavam trabalhando ininterruptamente no local.

A limpeza da via começou a ser executada na última quarta-feira. Também está sendo feita a terraplenagem do local. Estas são as primeiras etapas do projeto, que inclui também drenagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e iluminação. Câmeras de monitoramento serão instaladas no local para evitar que a população volte a jogar lixo na região.

O prefeito Capitão Nelson acompanha de perto todo o projeto desenvolvido no bairro. “As pessoas jogam lixo nesse local há muito tempo, então decidimos transformá-lo para melhorar o bairro. Essa revitalização vai ser importante para quem circula por aqui. Esse ponto é importante para quem quer acessar o polo de autopeças aqui do bairro. Estamos dando mais dignidade para a população gonçalense”, afirmou.

Elizabeth Pena é moradora do bairro e está feliz com a nova paisagem que verá ao sair de sua casa.

“Eu moro aqui há 40 anos, criei minha filha aqui no bairro e sempre que eu via esse local estava sujo. A Prefeitura vinha aqui e limpava, mas não tinha jeito, a população vinha e jogava lixo novamente. Aqui quem suja é a população de fora, que vem com caminhões de lixo e descarta aqui. Tinha urubu, rato e o cheiro era péssimo. Agora, eu acredito que tudo vai mudar e será ótimo. Espero que a população também cuide para que tudo fique bem. Fora o novo estacionamento que está sendo feito e vai melhorar o trânsito daqui”, contou ela.

As intervenções na área integram o projeto de revitalização da região, que abriga um dos maiores polos de autopeças do Estado, na Rua Capitão Juvenal Figueiredo. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano já concluiu o primeiro módulo do estacionamento, com 96 vagas, que serão liberadas após a devida sinalização pela Secretaria de Transportes.

Foto: Fabio Guimarães