Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
A partir da próxima segunda-feira (4), a Secretaria de Saúde de São Gonçalo passará a oferecer mais conforto e agilidade para os pacientes que necessitam realizar exame de colonoscopia. Agora, o procedimento será feito em uma ala do Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier. Antes, os pacientes eram atendidos nas dependências do Pronto Socorro Central, sobrecarregando a unidade, que é responsável pelas ocorrências de emergências na cidade. Na visão do prefeito José Luiz Nanci, “essa mudança vai oferecer melhor atendimento e privacidade às pessoas”.
“Reformamos e preparamos duas salas do hospital para receber esses pacientes. Na maioria dos casos, eles se encontram muito fragilizados, devido às circunstâncias sobre o pedido de realização do exame de colonoscopia. Estamos realizando ações de reestruturação, como esta, para melhorar significativamente os atendimentos oferecidos à população gonçalense”, explica José Luiz Nanci.
Fundamental para um diagnóstico preciso, o exame pode ser eletivo – quando existe histórico familiar de doença, após os 40 anos, e deve ser feito a cada cinco anos. De rastreamento (rotina) – indicado para todas as pessoas a partir dos 50 anos, também a cada período de cinco anos. E subeletivos – caso a pessoa, de qualquer idade, apresente alguma alteração no hábito intestinal (diarreia ou constipação), sangramento nas fezes ou dor abdominal localizada persistente.
“O direcionamento que o prefeito nos cobra é para humanizar ao máximo os atendimentos na saúde do município. Seguindo esta diretriz, já reestruturamos a maternidade municipal, reativamos o Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier em sua atividade original, estamos reformando postos, inauguramos unidade em Marambaia. As UPAS e UMPAS estão em pleno funcionamento. E esse novo espaço para os exames de colonoscopia segue exatamente essa visão, que é de respeito e preocupação verdadeira de prestar atendimentos dignos para os usuários do sistema público municipal de saúde”, afirma Dimas Gadelha, secretário municipal de Saúde.
Autor: Ascom
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados