Início > Posturas > Prefeitura realiza novo choque de ordem em Alcântara

Prefeitura realiza novo choque de ordem em Alcântara

Publicado em:  30/03/2017

A Prefeitura de São Gonçalo realizou, na tarde desta quinta-feira (30/03), ação de choque de ordem no comércio de Alcântara. A operação contou com a participação da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Subsecretaria de Posturas, além do apoio da Subsecretaria de Ordenamento Urbano e de Policiais Militares do 7º batalhão.

Na ação, os fiscais recolheram cigarros contrabandeados e diversas bandejas de iogurte que estavam acondicionados de modo indevido e com data de fabricação posterior a data que constava na nota fiscal que o camelô apresentou. Os ambulantes que não tiveram suas mercadorias apreendidas foram orientados pelos fiscais a retirarem seus produtos e não retornarem para as ruas.

“Não podemos permitir que esses alimentos sejam oferecidos à população. Os camelôs não têm autorização para comercializar alimentos perecíveis, e após a apreensão não podemos doar estes alimentos para nenhuma instituição de caridade, já que não estavam em local refrigerado e o risco de estarem estragados é grande. Já os cigarros, por serem produtos de contrabando, são retirados imediatamente de venda e sempre que for flagrado algum camelô vendendo, iremos recolher”, destaca Everson Fernandes, subsecretário de Posturas.

Os fiscais também fizeram varredura na esquina das ruas Raul Veiga e Antônio Sodré, determinando a retiradas de barracas que foram instaladas indevidamente, pois os ambulantes não têm autorização da prefeitura. O único comércio regular é a “Feira do Empreendedor Autônomo”, que fica ao lado do supermercado Extra, com 26 barracas devidamente registradas na Subsecretaria de Posturas.

Para o secretário de Segurança Pública, Jorge Maranhão, a força conjunta é garantia de sucesso nas ações.

“Nossa Secretaria trabalha em conjunto para que as ações de choque urbano não tenham intercorrências. O foco é orientar os ambulantes de que não é permitido utilizar o espaço do passeio público sem registro junto a prefeitura e, felizmente, não temos registrado nenhum ocorrência que precise da força policial militar”, relata Maranhão.

As ações continuarão no próximo mês com intuito de organizar os grandes centros.

Homem é encaminhado à delegacia por desacato

Também nesta quinta-feira, no início da manhã, um homem foi apreendido e levado à 72ª DP, no Mutuá. Ele estava colando cartazes em postes próximos a prefeitura e foi alertado pelo fiscal de posturas, Moisés Nascimento. Na abordagem, Moisés informou que o homem estava infringindo o Código de Posturas do Município (lei 017/2003) e que se continuasse, teria seu material apreendido.

Desrespeitando as orientações, o homem voltou ao local, desacatou a ordem dada e precisou ser conduzido à delegacia, onde foi registrado crime de Desobediência de Autoridade, sendo liberado em seguida.

Foto: Girley Oliveira