Início > Uncategorized > Prefeitura realiza nova audiência pública sobre obras em Santa Izabel

Prefeitura realiza nova audiência pública sobre obras em Santa Izabel

Publicado em:  22/11/2022

Encontro reuniu cerca de 150 moradores

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) realizou, na noite desta segunda-feira (21), uma audiência pública sobre as obras de drenagem e pavimentação que serão realizadas nos bairros de Santa Izabel e Sacramento. As obras serão viabilizadas através de parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-RJ).

Este segundo encontro com moradores da região foi realizado para promover mais proximidade e participação popular, levando-se em conta o tamanho da região que irá receber as obras. Todas as intervenções de infraestrutura planejadas para São Gonçalo integram o Plano Estratégico Novos Rumos.

“ Realizamos essa segunda audiência para ampliar a comunicação com os moradores de Santa Izabel, por se tratar de uma região grande, onde 70 ruas serão beneficiadas. Vamos continuar trabalhando para ampliar projetos como esse para beneficiar ainda mais ruas pela cidade”, disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa, que apresentou o projeto das obras aos moradores.

Durante a audiência, os moradores puderam conferir como os recursos empregados pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-RJ), serão utilizados para a realização das intervenções na região. Além das obras, que irão contemplar um total de 23 quilômetros, em 70 ruas, também será realizada a canalização em 15 quilômetros de rios, um trabalho essencial para a eficiência do sistema de drenagem que será construído.

Cerca de 150 moradores participaram da audiência e puderam conferir as ruas que serão contempladas nesse pacote de obras. Eles também puderam tirar dúvidas sobre o trabalho que será executado.

Para apresentar os projetos e investimentos aos participantes da audiência, além da secretária Maria Gabriela Bessa, estiveram presentes Fábio Anchieta de Carvalho, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o subsecretário de Infraestrutura da Secid-RJ, Bruno Vale, e  Rafael Agenor dos Santos , também da Secid-RJ. Também acompanharam a audiência o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio e, representando o Legislativo Municipal, o vereador Magu dos Brinquedos.

Participação popular – A primeira audiência sobre obras em Santa Izabel aconteceu no início do mês de agosto, na Escola Municipal Vinícius Melo de Moraes, na Estrada de Santa Izabel. Vias de grande importância para a região, como a Estrada de Santa Izabel e Estrada de Ipiíba, já receberam melhorias, com recapeamento e nova sinalização.

Obras já iniciadas – A parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para pavimentação e drenagem de ruas da cidade já tem frente de obras sendo realizadas em Vista Alegre e Marambaia. Moradores desses bairros também participaram de audiência pública antes das intervenções serem iniciadas.

Duas grandes frentes de obras de drenagem e pavimentação irão beneficiar 57 ruas do bairro Vista Alegre.  A primeira frente de obras vai contemplar 28 ruas e já está em curso, com um total de 12,5 quilômetros e investimentos de R$ 57 milhões.  A segunda frente de obras será executada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, com R$ 11 milhões em investimentos, contemplando 29 vias.

Em Marambaia as obras também já tiveram início. Serão 3.200 metros de intervenções, que irão beneficiar a Estrada de Marambaia, Rua da Igualdade, Rua da Liberdade, Rua da Igualdade, Rua da Fraternidade, Rua Heloísa Torres e Rua E (conhecida como Rua da Maçonaria), além de um trecho da Avenida Presidente Roosevelt, com investimentos de R$ 11 milhões.