Início > Uncategorized > Prefeitura realiza limpeza e reparos após chuvas

Prefeitura realiza limpeza e reparos após chuvas

Publicado em:  30/01/2023

Conservação, Defesa Civil e Transportes atuam em conjunto para atender ocorrências

Equipes da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo estão nas ruas, desde a tarde do domingo (29), dando assistência à população nas ocorrências causadas pelas fortes chuvas que atingiram o município. Ao todo foram 43 solicitações para a retirada de árvores tombadas e de galhos em vias públicas. Equipes da Secretaria de Transportes também foram para as ruas, para realizar reparos em sinais e placas de trânsito, danificadas pela ventania e temporal.

Até o final da noite de domingo (29), segundo a Defesa Civil, não houve disparo de sirenes, pois não foram atingidos os limites estabelecidos para acionamento do equipamento. Os agentes estão trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros, verificando as áreas mais suscetíveis no município. Duas casas foram interditadas no Jardim Catarina e os moradores receberam auxílio da Secretaria de Assistência Social.

Agentes da Defesa Civil e das Secretarias de Assistência Social e de Conservação trabalham para minimizar os transtornos. A Defesa Civil permanece monitorando os radares e os pluviômetros e com equipe para pronto atendimento funcionando 24 horas.

As equipes da Prefeitura passaram a manhã desta segunda-feira (30) realizando atendimento para a retirada de 25 árvores tombadas em diversas ruas dos bairros Galo Branco, Trindade, Jardim Catarina, Centro. Além disso, sete ocorrências foram encaminhadas para a Enel por se tratar de árvores próximas à rede energizada. As equipes da Conservação também atenderam a onze solicitações para a retirada de galhos caídos em via pública.

O secretário de Conservação, Edson Leal, alertou sobre o plantio de árvores sem o conhecimento das espécies.

“É importante que a população entenda que, ao comprar ou ganhar uma muda, é necessário o conhecimento sobre aquela espécie, para que danos não sejam causados posteriormente. A população deve saber o porte que essa espécie chega em sua fase adulta. Não se deve plantar árvore de grande porte em quintal e calçada . A raiz vai destruir a calçada, vai destruir a casa da pessoa, vai destruir a rede de esgoto, e principalmente, o risco de tombamento, que é o que estamos enfrentando agora”, disse.

Autor: Camilla Galeanno Nobre Freitas
Foto: Renan Otto