Início > Uncategorized > Prefeitura realiza ações dedicadas aos motoristas e motociclistas

Prefeitura realiza ações dedicadas aos motoristas e motociclistas

Publicado em:  23/07/2022

Transportes e Saúde promovem eventos pelos para prevenção no trânsito e cuidados com a saúde

Nos dias 25, 26 e 27, a Prefeitura de São Gonçalo, através de ações da Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, vai realizar eventos dedicados aos motociclistas e motoristas. As ações ocorrerão em alusão ao Dia do Motorista, que acontece no dia 25, e ao Dia do Motociclista, no dia 27.

No dia 25, segunda-feira, a Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com o Sest-Senat de São Gonçalo, levará a Exposição Juniorlópolis, uma cidade em miniatura confeccionada com materiais alternativos, que foram descartados no lixo. Do dia 25 ao dia 29, a mostra será aberta apenas aos motoristas rodoviários e poderá ser conferida no Sest Senat, em Tribobó. O evento de abertura da exposição para o público em geral ocorrerá no dia 3 de agosto e a exposição ficará aberta até o dia 26 de agosto, recebendo estudantes de escolas municipais e particulares.

No dia 26, das 9h às 16h, será realizado na garagem da empresa Rio Ouro o Projeto Ação Saúde e Educação , uma parceria entre a Semtran, Sest-Senat e Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, com uma ação educativa sobre prevenção de acidentes.

“O Dia do Motorista é uma oportunidade de homenagear os profissionais que diariamente enfrentam a chuva, o sol, a poeira, os perigos das cidades e rodovias, transportando vidas. No entanto, a Secretaria de Transportes não objetiva apenas homenagear essa classe, mas também enfatizar questões de respeito, segurança e valorização, em busca de um trânsito mais humanizado, disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

Dia do motociclista – No dia 27, na Rodovia BR-101, na base da Arteris, em Neves, sentido São Gonçalo, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil , através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), fará, das 9h às 12h, mais uma edição da Operação Saúde, em parceria com a empresa Arteris Fluminense – que administra a rodovia no trecho que corta a cidade de São Gonçalo.

As equipes vão atender os motociclistas, oferecendo serviços dos programas das subsecretarias da Atenção Básica e de Saúde Coletiva. No local, os participantes poderão conhecer e saber o que é oferecido nos programas da saúde do homem, mulher, população negra, hanseníase, tuberculose, diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e contra o tabagismo, entre outros. Os gonçalenses também receberão orientações e poderão realizar agendamentos de consultas.

Além de conhecer os programas, a ação fará testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite; vacinação contra o coronavírus e gripe; teste rápido para detectar o câncer de próstata para os homens com mais de 50 anos; aferição de pressão e glicose e distribuição de cloro em pastilha para as pessoas que ainda não têm água tratada pela Vigilância em Saúde Ambiental.

“Aqueles que tiverem algum problema de saúde detectado nos exames serão encaminhados para os tratamentos. Mas todos poderão conhecer e saber onde podem procurar ajuda quando precisarem de alguma assistência de saúde em São Gonçalo. Além de não terem tempo, muitos também não procuram atendimento por não saberem por onde e como começar”, explicou a coordenadora do Neps, Aline Serra.

A Arteris Fluminense fará troca de óleo, de lâmpadas e colocação de antena corta pipa nas motocicletas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também participa do evento com palestra educativa sobre o trânsito.

Na mesma data e local, das 9h às 13h, a Secretaria Municipal de Transportes, o Detran-RJ, Polícia Rodoviária Federal e Arteris Fluminense realizarão a Blitz Educativa, para conscientizar os motociclistas sobre a importância de serem seguidas as normas do Código de Trânsito Brasileiro, importância dos itens de segurança e cuidados necessários ao trafegar pelas vias. A Arteris Fluminense oferecerá serviços de higienização de capacetes, aplicação de adesivos refletivos, além de distribuição de brindes.

Foto: Arquivo/Renan Otto