Início > Semimd > Prefeitura realiza ação social para alertar sobre os riscos da hipertensão

Prefeitura realiza ação social para alertar sobre os riscos da hipertensão

Publicado em:  15/05/2019

Mais de 150 pessoas participaram da ação social realizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para o Idoso, junto com a Secretaria de Saúde. O evento comemorou o Dia Mundial do Combate à Hipertensão Arterial e aconteceu nesta quarta-feira (15), no Conjunto Habitacional, em Venda da Cruz.

A ação contou com serviços de aferição da pressão arterial e glicose, com as equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) dos bairros de Neves, Venda da Cruz e Tenente Jardim, com aplicação da Caderneta do Idoso, avaliação nutricional e orientações sobre o tabagismo.

Ângela Maria Alves, de 64 anos, moradora de Venda da Cruz, ficou sabendo do evento através das redes sociais e aproveitou a ocasião para aferir a pressão e a glicose.

“Essas ações deviam acontecer sempre. Descobri hoje que a minha glicose está alta, serviu como alerta para me controlar mais em relação à minha alimentação e vou marcar uma consulta o mais breve possível com o meu médico. Já a minha pressão está normal, ainda bem”, contou Ângela.

A programação contou ainda com massoterapia, auriculoterapia e o projeto Enel, realizando troca de lâmpadas e orientações para o cadastro da tarifa social (baixa renda). As equipes técnicas dos CRAS, CREAS e Bolsa Família também estiveram presentes, orientando o público sobre o Cadastro Único, que funciona como porta de entrada para receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal.

O Dia Mundial do Combate à Hipertensão é comemorado no dia 17 de maio. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. A ação serviu como um alerta para mostrar a importância de manter um estilo saudável para evitar não só a hipertensão, mas também outras doenças.

“É a nossa primeira ação social desde a mudança da SEMIMD para a nova sede, em Venda Cruz. Além de alertar sobre os riscos da hipertensão, esse evento funcionou como uma forma de mostrar para as pessoas da região o trabalho que desenvolvemos junto com os equipamentos de assistência e fomos muito bem recebidos por todos”, afirmou Leandro Suzarte, subsecretário de Políticas Públicas para o Idoso.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga