Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > Prefeitura realiza ação em combate às drogas no município

Prefeitura realiza ação em combate às drogas no município

Compartilhe isso:


Publicado em:  20/02/2019

O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo foi celebrado nesta quarta-feira (19) em São Gonçalo com um evento de conscientização sobre os malefícios e as consequências desses temas na vida de cada pessoa na sociedade. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (SEMPAD) e com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), aconteceu dentro da nova sede da SEMPAD no empreendimento residencial Minha Casa Minha Vida da Venda da Cruz (antigo 3ºBI), das 9h às 14h. Contou com a partição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o “Consultório na Rua” para atender a população.

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo e pode provocar inúmeros problemas de saúde psicológica e física. Álcool é o responsável por uma morte a cada 20 no mundo, de acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde em 2018. Portanto, a ideia do evento é orientar crianças, jovens e adultos sobre o uso das drogas e a dependência química.

“Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre os males causados pela dependência química devido ao uso excessivo de álcool e outras drogas. O evento surgiu com o intuito de explorar esses assuntos, os riscos ocasionados e orientar sobre os serviços de assistência disponibilizados na Rede Municipal. Nossa secretaria está de mudança aqui para o condomínio, logo, aproveitamos para fazer um evento de boas-vindas. É o primeiro de uma série de eventos que vamos fazer durante um ano. Viemos aqui para somar com a população”, esclarece Fabio José, secretário de Políticas sobre Álcool e Drogas.

Durante o evento, houve atendimento ao público com uma equipe com assistente social, psicólogo, educador físico e uma enfermeira para aferir pressão e batimento cardíaco. Além de atividades de recreação e distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças. O encontro atendeu pessoas de todas as idades para conhecer mais sobre esses temas e levar a seus familiares.

“Fui usuária de álcool por muitos anos, até que resolvi parar há um ano e foi a melhor decisão que pude tomar, pois não vale a pena se tornar vítima desse vício. Minha vida mudou em muitos aspectos, porque meu organismo se tornou melhor e fiquei mais disposta. No início foi difícil, mas hoje não sinto falta. Faço de tudo para ensinar meus filhos sobre os problemas das drogas em geral, uma vez que na família já temos um histórico de dependentes químicos. Achei a ideia desse evento genial, porque muita gente é influenciada pela família e ter esse contato com crianças desde cedo pode ser essencial para o futuro delas”, afirma Michele Oliveira, cabeleireira de 35 anos.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content