Início > Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas > Prefeitura realiza ação contra uso abusivo de drogas

Prefeitura realiza ação contra uso abusivo de drogas

Publicado em:  22/06/2018

Para alertar a população sobre o uso abusivo de drogas, a Secretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas realizou, na manhã desta terça-feira (26), a primeira ação da Semana da Dependência Química, na Praça Luiz Palmier, no Rodo.

“O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo e pode provocar inúmeros problemas de saúde psicológica e física. Nosso objetivo é conscientizar sobre a dependência química e problemas causados pelo uso de álcool e outras drogas, além de realizar orientações sobre os serviços de assistência existentes na rede municipal. Este problema não escolhe classe social, idade ou sexo. Destacamos as consequências negativas do uso do álcool para que a população se conscientize sobre os riscos”, declara o secretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas, Luciano Gomes.

A população pôde contar com diversos serviços, como auriculoterapia, aferição da pressão arterial, avaliação nutricional, orientação em saúde bucal e orientação jurídica, além da orientação sobre riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas. Comprovando o perigo de misturar bebida e direção, agentes do projeto Lei Seca realizaram um circuito demonstrativo de álcool e direção que simula o grau de embriaguez de motoristas com cones e outros obstáculos, além de um óculos especial que distorce a imagem, testando o reflexo e equilíbrio de uma pessoa embriagada.

Na próxima quinta-feira (28), será realizada uma roda de conversa às 13h, com o tema “Drogas: problema de polícia ou saúde pública?”, com a participação da OAB-SG, Centro Pop, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e Proerd, no auditório da Universo, na Trindade.

Participaram da ação a Secretaria de Saúde, através da Subsecretaria de Odontologia, Nasf e Consultório na Rua, Secretaria de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro e faculdade Universo.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira