Início > Posturas > Prefeitura libera trecho da linha férrea para receber o MUVI

Prefeitura libera trecho da linha férrea para receber o MUVI

Publicado em:  03/07/2023

Obras do novo corredor viário do município avançam

As obras do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), um corredor viário que ligará Neves a Guaxindiba, com várias intervenções urbanísticas, seguem progredindo na cidade. As equipes realizaram, na manhã desta segunda-feira, a desocupação de um novo trecho para seguir com a instalação de manilhas que vão auxiliar na drenagem do solo.

A interdição no trânsito, que começaria nesta segunda-feira (3), precisou ser adiada devido à chuva que atingiu o município nesta madrugada e causou instabilidade no solo onde as obras serão realizadas.

Ainda está semana, a Secretaria de Transportes vai anunciar a nova data para a interdição, que acontecerá na Rua Fontes, no trecho compreendido entre as ruas Paul Leroux e Visconde de Itaúna. E também na Rua Visconde de Itaúna, entre as ruas Dr. Gradim (altura da Praça do Gradim) e Francisco Portela.  Os motoristas que trafegam pela região deverão passar pela Rua Dr. Gradim, sendo acessada pela Rua Comandante Ari Parreiras.

Para garantir a desocupação do trecho em obras, a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de São Gonçalo realocou comerciantes informais que atuavam na Rua Fontes, onde passará o corredor do MUVI, e ao longo da Rua Visconde de Itaúna. Agora, os trabalhadores estão atuando na Rua Ercília Figueiredo, na esquina com a via principal, Rua Comandante Ari Parreiras.

As obras do MUVI estão sendo realizadas pelo Governo do Estado do Rio. À Prefeitura de São Gonçalo coube a parte das indenizações a serem pagas em decorrência das desapropriações de imóveis ao longo da antiga linha férrea. A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais foi a responsável pela aprovação do projeto e captação dos recursos junto ao Estado e está acompanhando todo o andamento das obras. As secretarias de Transportes e de Conservação, além da Guarda Municipal, também atuam no suporte às intervenções.

Com investimento de R$262.184.615,51 o projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, ligando o bairro de Neves a Guaxindiba, cortando um trecho de 13,58 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas.

Foto: Renan Otto