Início > Desenvolvimento Urbano > Prefeitura inicia obras na José Mendonça de Campos

Prefeitura inicia obras na José Mendonça de Campos

Publicado em:  09/08/2022

Intervenções têm foco na contenção de alagamentos no bairro Colubandê

A Prefeitura de São Gonçalo iniciou, na noite desta segunda-feira (8), a nova etapa de obras de macrodrenagem no Colubandê, na Avenida José Mendonça de Campos, a principal via do bairro. Para a execução das intervenções pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o trecho entre as ruas Quintiliano da Fonseca e José Assunção será interditado no período noturno pelos próximos 9 dias, segundo a previsão inicial do cronograma de obras.

Equipes da Secretaria de Transportes e da Guarda Municipal de São Gonçalo mobilizaram seus efetivos para realizar o bloqueio com tapumes e sinalização para indicar os desvios. O início do primeiro dia de intervenções foi acompanhado pelo prefeito Capitão Nelson, os secretários de Desenvolvimento Urbano, Júnior Barboza; de Transportes, Fábio Lemos; de Meio Ambiente, Carlos Afonso, e pelo comandante da Guarda Municipal, Antônio dos Santos.

“Estamos iniciando a interdição da José Mendonça de Campos pra realizar essa obra tão importante, visando os alagamentos dessa grande via, que é a principal aqui do bairro Colubandê, acessada por vários moradores da cidade. Nossa intenção é concluir essas obras o mais rápido possível para minimizar os transtornos aos moradores. Pedimos desculpas pelos problemas criados por conta da intervenção”, disse o prefeito Capitão Nelson.

Para dar celeridade às obras, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizou o trabalho em duas frentes simultâneas, uma na altura da Rua Carlos Gianerini e outra na Rua Quintiliano da Fonseca. O trabalho envolve dezenas de servidores e maquinário pesado como retroescavadeiras, utilizadas na abertura do asfalto e retirada de material para a instalação dos novos dutos de águas pluviais.

“Tudo ocorreu conforme o planejado, com início das obras no horário previsto. Hoje iniciamos a escavação da rua para realizar o assentamento da tubulação de macrodrenagem”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júnior Barboza.

Nos dias de obras, o bloqueio será realizado das 20h às 5h e, durante o dia, o trânsito para veículos será livre, com equipes orientando o fluxo. As linhas de ônibus que passam pelo trecho da interdição serão desviadas para a Avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Avenida Maricá).

“ Os moradores devem ficar atentos ao horário dos bloqueios da rua. A Secretaria de Transportes estará atuando durante a execução das obras para orientar o tráfego na região, sinalizando os desvios aos motoristas que passarem pelo local”, disse o secretário de Transportes Fábio Lemos.

As obras serão realizadas para contenção dos alagamentos que há anos ocorrem no bairro durante os períodos de chuva. Dez ruas da região vão receber macrodrenagem, dragagem e pavimentação, além da limpeza de um afluente do Rio Alcântara que corta a região. Serão 3,2 quilômetros contemplados pelos serviços, com investimentos que ultrapassam R$17 milhões.

Foto: Fabio Guimarães