Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo vacina grupos prioritários contra gripe neste sábado
02/05/2025
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo está oferecendo mais conforto e agilidade para os pacientes que precisam realizar exame de colonoscopia. Nesta segunda-feira (4), o prefeito José Luiz Nanci inaugurou uma ala, no Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier, destinada apenas para este tipo de tratamento. Antes, os pacientes eram atendidos nas dependências do Pronto Socorro Central, sobrecarregando a unidade, que é responsável pelas ocorrências de emergências na cidade. A mudança oferece melhor atendimento e privacidade às pessoas.
“Reformamos e preparamos duas salas do hospital para receber esses pacientes. Na maioria dos casos, eles se encontram muito fragilizados, devido às circunstâncias sobre o pedido de realização do exame de colonoscopia. Estamos realizando ações de reestruturação, como esta, para melhorar significativamente os atendimentos oferecidos à população gonçalense”, explica José Luiz Nanci.
Fundamental para um diagnóstico preciso, o exame pode ser eletivo – quando existe histórico familiar de doença, após os 40 anos, e deve ser feito a cada cinco anos. De rastreamento (rotina) – indicado para todas as pessoas a partir dos 50 anos, também a cada período de cinco anos. E subeletivos – caso a pessoa, de qualquer idade, apresente alguma alteração no hábito intestinal (diarreia ou constipação), sangramento nas fezes ou dor abdominal localizada persistente.
“O direcionamento que o prefeito nos cobra é para humanizar ao máximo os atendimentos na saúde do município. Seguindo esta diretriz, já reestruturamos a maternidade municipal, reativamos o Hospital Municipal Dr. Luiz Palmier em sua atividade original, estamos reformando postos, inauguramos unidade em Marambaia. As UPAS e UMPAS estão em pleno funcionamento. E esse novo espaço para os exames de colonoscopia segue exatamente essa visão, que é de respeito e preocupação verdadeira de prestar atendimentos dignos para os usuários do sistema público municipal de saúde”, afirma Dimas Gadelha, secretário municipal de Saúde.
Autor: Ascom
Foto: Ricardo Precioso
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados