Início > Ordem Pública > Prefeitura fiscaliza bares e restaurantes na Rua Jaime Figueiredo

Prefeitura fiscaliza bares e restaurantes na Rua Jaime Figueiredo

Publicado em:  07/08/2021

Ação integrada verificou cumprimento de protocolos contra covid-19 e documentação dos estabelecimentos

A Prefeitura de São Gonçalo realizou, na noite da última da última sexta-feira (6), uma operação integrada entre secretarias em bares e restaurantes da Rua Jaime Figueiredo, no bairro Parada 40, para verificar o cumprimento das medidas restritivas contra a covid-19 , fiscalizando a lotação máxima de 50% da capacidade dos estabelecimentos, conforme decreto municipal, além de verificar as documentações que autorizam o seu funcionamento.  Um homem foi detido por desacato e sete veículos foram removidos por irregularidades.

A ação foi realizada entre as secretarias de Ordem Pública, através da subsecretaria de Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal, Secretaria de Saúde e Defesa Civil, através da Vigilância Sanitária, Secretaria de Transportes e Secretaria de Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente constatou que um carro de passeio estacionado em um posto de combustíveis estava com música em alto volume. O proprietário estava sendo advertido quanto à irregularidade , quando um homem que estava próximo viu a advertência feita pelos servidores e quis intervir, usando palavras de baixo calão  para ofender a equipe de fiscalização. Ele foi imediatamente detido e encaminhado para a 73ª DP (Neves) para prestar depoimento e está à disposição da Justiça.

“As secretarias vão continuar com as operações por determinação do prefeito Capitão Nelson. A operação desta noite atende a uma demanda da população local, que vinha se queixando de som com volume alto e obstrução de vias. Vamos seguir trabalhando por uma cidade ordeira para os cidadãos, garantiu o secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo.

A situação legal dos estabelecimentos e o cumprimento dos protocolos contra contágio do coronavírus foram verificados na ação.

“Verificamos se os estabelecimentos estavam cumprindo os protocolos sanitários, como distanciamento, uso de máscaras pelos funcionários , além da documentação dos estabelecimentos. Não tivemos maiores problemas quanto ao cumprimento das medidas contra covid-19 pelos bares e restaurantes”, disse Marcelo Sá Lima, diretor da Vigilância Sanitária.

As ações não verificaram apenas os estabelecimentos comerciais, mas também irregularidades nas vias.  Quatro carros e três motos foram removidos por estacionamento irregular, ausência de documento de habilitação e ausência de documentação legal do veículo.

” As operações de combate às irregularidades  vão continuar sendo realizadas em toda a cidade, como tem sido feito desde o início deste ano. Essas ações integradas tem um objetivo comum a todas as secretarias, que é termos uma cidade ordenada e segura para os gonçalenses”, destacou o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

As operações de fiscalização entre secretarias ocorrem desde o início do ano, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários contra covid-19 em bares e restaurantes e também, executar ações de ordenamento urbano nas imediações dos estabelecimentos.