Início > Semimd > Prefeitura e Ministério do Trabalho promovem Dia D de empregabilidade

Prefeitura e Ministério do Trabalho promovem Dia D de empregabilidade

Compartilhe isso:


Publicado em:  06/09/2017

Na próxima quarta-feira (13), a Secretaria Municipal do Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) estarão no “Dia D” de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Segurados Reabilitados do INSS, no Sest/Senat, em Tribobó. O evento, promovido pelo Ministério do Trabalho, através da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, terá diversos serviços para a reinserção destas pessoas no mercado formal de trabalho e é exclusivo para este público alvo.

No “Dia D”, os trabalhadores terão serviços de encaminhamento para oportunidades de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientação trabalhista e previdenciária, qualificação profissional, atenção farmacêutica, aferição de pressão arterial e glicose e ainda o transporte cidadão. Para o candidato se cadastrar para uma vaga destinada ao PCD (pessoa com deficiência), ou reabilitados pelo INSS, serão necessários: documento de identidade; carteira de trabalho; PIS/NIS; CPF; comprovante de cursos curriculares e extracurriculares (se houver); comprovante de residência e o laudo médico atualizado com o Código Internacional de Doenças (CID) – PCD, ou o certificado de Reabilitação emitido pelo INSS, no caso dos segurados.

Caso o candidato ainda não tenha emitido a primeira via da Carteira de Trabalho, basta levar um documento de identidade que conste o município do local de nascimento (não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação – CNH); Certidão de Nascimento ou Casamento originais; CPF e Comprovante de residência (preferencialmente conta de luz). Já para a segunda via, será necessário listar todos os documentos e a carteira de trabalho anterior (ou boletim de ocorrência no caso de perda ou extravio – pode ser feito pela internet no site https://dedic.pcivil.rj.gov.br).

De acordo com a secretária da pasta, Marta Maria, esses eventos de inclusão demonstram a preocupação que a Semimd tem com as pessoas com deficiência e ainda reforça o relacionamento com as diversas instituições de empregabilidade.

“O Ministério do Trabalho e o Sine têm sido grandes parceiros nossos. Com a crise em nosso país, as pessoas com deficiência têm ainda mais dificuldade em encontrar um emprego ou recolocação no mercado. Esperamos que a ação seja sucesso para que muitas outras sejam realizadas pelo município”, disse.

Os candidatos que não puderem comparecer no dia do evento, podem procurar o atendimento presencial nas unidades do SINE durante todo o ano, ou se cadastrar a qualquer momento pela internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho (https://empregabrasil.mte.gov.br/).

Quem desejar participar do “Dia D” e não tiver condições de ir por conta própria, serão disponibilizados transportes cidadãos saindo de Niterói, centro de São Gonçalo, Mutondo e Maricá. Em Niterói, terão duas saídas. Uma às 8:30 e outra às 13h, no Terminal Rodoviário João Goulart. No centro de São Gonçalo, terão duas saídas da Igreja Matriz do Amarante, às 8:30 e 13h; na sede da Semimd, na Rua Uriscina Vargas, Mutondo, terão saídas 9h e 13:30h; e em Maricá terá uma saída às 10h em frente ao Sine, na rua Carlos Rangel, 51, Centro.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content