Início > Desenvolvimento Social > Prefeitura e Macadeski abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos

Publicado em:  08/07/2019

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo no Brasil. Quem está em busca de uma oportunidade ou de uma recolocação, precisa estar ciente da importância de se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos. Com o objetivo de promover a inclusão social, a Associação Assistencial Educacional Macadeski, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, está oferecendo 350 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas.

As vagas são voltadas para moradores de São Gonçalo. Quem estiver interessado em um dos cursos deverá, a partir de hoje (8), fazer a inscrição em um dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Alcântara, Centro, Neves, Trindade, Salgueiro ou LGBTi (Mutondo), ou seja, no Cras que for mais próximo do território de sua residência, munidos de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS). Aqueles que não possuem o número do NIS poderão solicitar o Cadastro Único no momento da inscrição. As inscrições estarão disponíveis enquanto durarem as vagas.

Com duração de seis meses, os cursos são para cabeleireiro/barbeiro, cuidador de idosos, confeiteiro, corte e costura, manicure, maquiagem, depilação, eletricista, fotografia digital e design gráfico. A aula inaugural está prevista para o dia 25 de outubro.

“A Macadeski funciona como uma ferramenta de inclusão social. Em 12 anos de existência, capacitamos mais de 11 mil pessoas para o mercado de trabalho. Nossa atuação é em prol do desenvolvimento social e econômico de São Gonçalo e essa parceria e apoio do prefeito José Luiz Nanci tem sido essencial na realização do nosso trabalho”, afirmou Bebeto Soares, presidente da associação.

A iniciativa é fruto da implementação do Programa do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania. Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, é de grande importância que o poder público incentive e invista na formação continuada.

“Em tempos de crise e altos índices de desemprego, acreditamos que essas oportunidades irão beneficiar muitas famílias a ampliar a sua renda e muitas pessoas a darem mais um passo nas suas carreiras e profissões”, afirmou Marta Maria Figueiredo.

A Macadeski fica na Rua Maceió, números 20 e 21, Trindade (próximo à Igreja Católica Santíssima Trindade).

Autor: Luciana Pimentel