Início > Outros > Prefeitura e Igreja alinham detalhes das comemorações de Corpus Christi

Prefeitura e Igreja alinham detalhes das comemorações de Corpus Christi

Publicado em:  06/06/2019

Representantes da Prefeitura de São Gonçalo, Cruz Vermelha e o padre André Siqueira, da Igreja Matriz da cidade, se reuniram para discutir e alinhar detalhes para a realização da edição 2019 da confecção dos tradicionais tapetes de sal de Corpus Christi. No encontro, realizado na tarde desta quarta-feira (5) na Igreja Matriz, no bairro Zé Garoto, foram discutidos os serviços de Segurança Pública, limpeza urbana, iluminação pública, atendimento de emergência e planejamento de trânsito.

Detentora do título de maior tapete de Corpus Christi da América Latina, os tapetes de sal de São Gonçalo são confeccionados por cerca de 10 mil fiéis. Ao todo, 27 paróquias e entidades governamentais irão confeccionar 240 painéis. O trabalho terá início na noite de quarta-feira (19 de junho). Para confeccionar os quadros serão gastos, segundo padre André, mais de 60 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem.

Alunos de algumas escolas da rede municipal de ensino irão confeccionar cinco tapetes, são elas: E.M Ernani Faria, E.M Valeria de Mattos Fontes, Ciep Anita Garibaldi, E.M Leonor Corrêa e E.M Amaral Peixoto.

Entre os principais temas escolhidos para a confecção dos 240 tapetes, estão: “Fraternidade e Políticas Públicas”, “Eucaristia”, “Padroeiros” e “440 anos de São Gonçalo”. Porém, a população poderá conferir também temas como “Família”, “Obras de Misericórdia”, “Sínodo da Amazônia” e “Nova Catedral São João Batista”.

“Corpus Christi é um momento de muita integração. As secretarias trabalham unidas pelo sucesso do evento, como é o caso da integração entre as pastas de Turismo e Cultura, Transportes, Saúde, Infraestrutura, Limpeza Urbana e Educação. Além do caráter cultural e religioso, as comemorações de Corpus Christi tem um caráter turístico para São Gonçalo. Muitas pessoas, de vários lugares, vêm à São Gonçalo para participar da missa e ver os tapetes artísticos, o maior da América Latina”, declara o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Ney.

Após observações feitas pela Guarda Municipal e a PM, ficou decidido que o trânsito para veículos nas ruas Moreira Cesar, Feliciano Sodré e Nilo Peçanha, onde são confeccionados os tapetes, será interrompido às 19 horas, uma hora mais cedo do que os anos anteriores. O objetivo é diminuir engarrafamentos no horário de pico e garantir maior segurança ao público que confecciona os tapetes.”Com a mudança vamos garantir menor impacto no trânsito no horário entre 17 e 19 horas, quando as pessoas estão saindo do trabalho. Nosso objetivo também é terminar a confecção dos trabalhos mais cedo para que as pessoas não retornem para casa na madrugada”, garantiu o Padre André.

A segurança pública será feita por cerca de 120 agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal, em carros, motos e a pé. A Defesa Civil e a Cruz Vermelha darão apoio com aproximadamente 300 voluntários. A Secretaria de Saúde montará posto de atendimento junto à Igreja Matriz e ambulâncias baseadas ao longo de todo o percurso. O Pronto Socorro de São Gonçalo será a unidade de urgência e emergência para possíveis intercorrências mais graves.

Trânsito será interditado a partir das 19h do dia 19 até as 13h do dia seguinte

O trânsito nas principais ruas do Centro de São Gonçalo será interditado a partir das 19h do dia 19 até as 13h do dia seguinte. Os motoristas devem ter atenção ao roteiro que será anunciado com antecedência pela secretaria municipal de Transportes:

Na ocasião, estarão fechadas as ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Kennedy e a Rua Moreira César; Travessa Zeferino Reis entre a Av. Kennedy e a Rua Nilo Peçanha; Rua Salvatori entre a Feliciano Sodré e Aluisio Neiva; Rua Eduardo Vieira, Travessa Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo entre a Nilo Peçanha e Aluisio Neiva; Rua Moreira César e Feliciano Sodré em toda sua extensão; Rua Nilo Peçanha entre a Praça Luiz Palmier e a interseção com a Rua Antônio Rodrigues.

A Rua João de Souza terá a mão invertida e a Aluísio Neiva terá regime de mão única no sentido Salvatori/Antônio Rodrigues. O trânsito será desviado da seguinte maneira no sentido Barro Vermelho/Centro: Rua Getúlio Vargas, Av. Maricá e Ruas Salvatori, José da Silva Pessoa, José Lourenço de Azevedo, Salvatori, Aluísio Neiva, Antônio Rodrigues e Nilo Peçanha.

Já os motoristas que estiverem vindo do Paraíso em direção ao Centro terão que fazer o seguinte trajeto: Ruas Francisco Portela, Coronel Serrado, Getúlio Vargas, Avenida Maricá, Ruas Salvatori, José da Silva Pessoa, José Lourenço de Azevedo, Salvatori, Aluísio Neiva, Antônio Rodrigues e Nilo Peçanha.