Início > Educação > Prefeitura de São Gonçalo investe em Educação

Prefeitura de São Gonçalo investe em Educação

Publicado em:  02/01/2023

Melhorias vão desde obras em unidades, passando por reforço escolar, mais profissionais e alimentação saudável

Os investimentos em infraestrutura, mobiliário, transporte, merenda, kits escolares e projetos pedagógicos fizeram com que os dois últimos anos fossem de avanços e melhorias na Educação de São Gonçalo. Foram reformas em escolas, inauguração de novas salas, renovação da mobília das unidades, entrega de uniformes e kit de material escolar, projetos de leitura, reforço escolar, implementação do cardápio único, avaliação nutricional e alimentação saudável, entre outras ações que beneficiaram toda a comunidade escolar.

Em relação aos profissionais da Educação, o município reforçou o número de servidores, com a convocação de 1.695 aprovados no concurso público que estava suspenso por causa da pandemia de covid-19 e foi retomado pela atual gestão. Além disso, houve aumento real dos salários, no início de 2021, com a aprovação do novo plano de cargos e salários da categoria. A Prefeitura garantiu equiparação salarial de toda a categoria ao piso nacional, com acréscimo de 15,27%, totalizando 40,76% de reajuste para os servidores que recebiam abaixo do piso.

Na parte de infraestrutura, neste período, 92 escolas do município já receberam manutenção corretiva e preventiva, desde pequenas intervenções até grandes reformas, e a previsão é de que, em 2023, todas as 116 unidades passem por obras. Além disso, mais de 30 mil itens de mobiliário estão sendo entregues diariamente nas escolas, entre armários, cadeiras, mesas, berços, colchões e outros móveis.

As ações referentes à alimentação escolar também têm destaque nesta gestão. Nestes dois anos, os alunos receberam merenda de qualidade, com variedade de frutas, legumes, proteínas e carboidratos, de acordo com as determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também foi implementado o Cardápio Único, formulado por nutricionistas, que é seguido por toda a rede.

Desde de 2021, vários projetos de reforço escolar foram colocados em prática para mitigar os problemas de aprendizado causados pela pandemia de Covid-19, como o ‘Projeto L.E.R (Ler, Escrever e Raciocinar)’, que auxilia o aluno com dificuldade na leitura e na escrita, durante o contraturno escolar. Os alunos também foram estimulados por projetos de leitura como o ‘Novos Leitores’ e participaram da inauguração de espaços como bibliotecas, salas de leitura, multimeios e brinquedotecas.

O transporte escolar também está sendo prioridade, já que os ônibus escolares foram todos reformados e estão atendendo à população. De acordo com o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), São Gonçalo possui necessidade de atender a 15 escolas, que ficam em área rural, com o transporte escolar. Em 2022, o número de rotas já ultrapassou os 30 ônibus, atendendo também as escolas que são de difícil acesso para o transporte público comum.

“Estamos muito felizes com o resultado destes dois anos de trabalho e ainda vamos trabalhar muito mais pela educação do nosso município. Sabemos que ainda há muito o que ajustar, mas também olhamos para a nossa trajetória com orgulho. Educação no governo Capitão Nelson é prioridade e vamos avançar ainda mais em 2023”, disse o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Foto: Renan Otto