Início > Desenvolvimento Econômico > Prefeitura de São Gonçalo firma parceria com a Firjan Senai

Prefeitura de São Gonçalo firma parceria com a Firjan Senai

Publicado em:  24/05/2023

Serão abertas 800 vagas para cursos profissionalizantes

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmou uma nova parceria com a Firjan Senai para a oferta de 800 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. Nesta quarta-feira, o prefeito Capitão Nelson recebeu, em seu gabinete, o o vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, para formalizar a parceria.

“Trabalhamos para gerar oportunidades. Nosso objetivo é capacitar os gonçalenses para que eles estejam sempre aptos para concorrer às melhores vagas de emprego. Queremos acabar com o estigma de São Gonçalo ser uma cidade dormitório; o gonçalense tem que morar e trabalhar aqui. E, como costumo dizer, a cidade estende o tapete vermelho para grandes empresas que desejam se instalar por aqui e, para isso, precisamos de profissionais qualificados e especializados”, destacou o prefeito Capitão Nelson.

“Essa aproximação entre a Firjan e a Prefeitura de São Gonçalo é de grande importância especialmente para a população, que passa a ter acesso gratuito a cursos reconhecidos e de qualidade. São Gonçalo é uma cidade de grande potencial”, disse Luiz Césio Caetano.

Serão oferecidos cursos em diversas áreas de atuação como mecânica, soldador, caldeireiro, eletricista predial, assistente de operação e logística, serralheiro de ferro, costureiro, modelista.

“Estamos empenhados em oferecer cursos de qualificação para a população de São Gonçalo que, por muitos anos, ficou esquecida. Garantir qualidade de vida para os moradores de São Gonçalo também inclui a qualificação profissional e nós continuaremos comprometidos nesse objetivo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Picanço.

Os cursos oferecidos são voltados para a população de baixa renda, para que possa desenvolver a qualificação profissional e conseguir o ingresso no mercado de trabalho. A previsão é de que as inscrições comecem nas próximas semanas e as aulas sejam iniciadas ainda no segundo semestre deste ano.

Ao final da capacitação, os alunos que obtiverem o mínimo de presença exigida pelo curso e o aproveitamento necessário receberão um certificado de conclusão oferecido pelo Senai, que poderá ser usado como comprovante em processos seletivos de trabalho.

Foto: Renan Otto