Início > Agricultura e Pesca > Prefeitura de São Gonçalo convoca produtores da agricultura familiar

Prefeitura de São Gonçalo convoca produtores da agricultura familiar

Publicado em:  28/10/2021

Interessados ainda podem se inscrever para fornecer alimentos para merenda escolar

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, alerta aos interessados para os últimos dias de inscrição na chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor rural. As inscrições para grupos formais, informais ou fornecedores individuais estarão disponíveis até esta sexta-feira, 29 de outubro, de 10h às 17h, na Subsecretaria de Alimentação Escolar, na sede da Secretaria de Educação (Travessa Uricina Vargas, 36 – Mutondo). A abertura dos envelopes será feita no dia 3 de novembro, às 10h, no mesmo endereço.

“Essa iniciativa é muito importante para a cadeia produtiva do município. Os agricultores devem ficar atentos aos prazos para não deixar para a última hora. A Secretaria de Agricultura está de portas abertas para ajudar com as informações pertinentes à pasta”, alertou o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, Roberto Sales.

A agricultura familiar ocorre em atenção ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que através da Lei 11947/2009 determina que o município adquira gêneros alimentícios da agricultura familiar com aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos recebidos do PNAE em 2020 e, neste caso, o montante aplicado pode chegar a aproximadamente R$ 1 milhão, beneficiando 48 mil alunos da rede municipal.

Ainda sobre o rito da chamada pública, após o término das inscrições no dia 29, a abertura dos envelopes acontece no dia 3 de novembro e a entrega das amostras dos gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar deve ser entregue para avaliação até às 11h do dia 5 de novembro.

As ações em prol da alimentação de qualidade para os estudantes da rede municipal tiveram início em junho, quando o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Assuntos Portuários, Roberto Sales, e representantes da Secretaria de Educação se reuniram com cerca de 20 agricultores familiares, na Associação dos Produtores Rurais, em Monjolos, para realizar um levantamento do que é produzido e quais alimentos podem ser cultivados neste ano para serem oferecidos na merenda escolar do município no ano que vem.

Os interessados devem consultar a chamada pública, no Diário Oficial do último dia 8 de outubro.

Foto: Lucas Alvarenga