Início > Uncategorized > Prefeitura começa a desocupar espaços públicos para receber o MUVI

Prefeitura começa a desocupar espaços públicos para receber o MUVI

Publicado em:  17/04/2023

Projeto inédito de transportes e urbanismo irá revitalizar áreas degradadas

A Prefeitura de São Gonçalo iniciou, nesta segunda-feira, as ações para desocupação e demolição dos espaços públicos ao longo da antiga linha férrea, por onde passará o corredor viário do BRS com a implementação do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), pelo governo estadual. Equipes das secretarias de Conservação, Gestão Integrada e Projetos Especiais, Transportes, Departamento de Fiscalização Urbana e Subsecretaria de Fiscalização de Posturas iniciaram os trabalhos em Neves.

As atividades foram iniciadas na esquina das ruas Maurício de Abreu e Marechal Floriano Peixoto. As  demolições seguirão sendo feitas até o bairro Camarão. As equipes também realizaram o serviço de limpeza no início do trecho 1 (na Rua Maurício de Abreu), onde as demolições serão iniciadas a partir da próxima segunda-feira (24).

O município ficou encarregado pela desapropriação e desocupação das áreas por onde passará o corredor viário de BRS. Os responsáveis já haviam sido notificados em junho de 2022 e tiveram prazo de 30 dias para recorrer da decisão. Não houve recursos. No início deste mês, novas notificações foram entregues.

As demolições também serão realizadas nos trechos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do projeto executivo do MUVI: Neves e Porto Velho (trecho 1), do Porto da Madama ao Camarão (trecho 2), Estrela do Norte a Trindade (trecho 3), passando pelo Mutondo (trecho 4) e chegando até o trecho 6 (Jardim Catarina x Guaxindiba).

MUVI – O projeto servirá não apenas para desafogar o sistema viário, mas realizar intervenções urbanísticas em todo o trecho, com ciclovia, revitalização de espaços públicos e calçadas. O MUVI é o maior investimento em infraestrutura, mobilidade e urbanismo dos últimos anos na cidade de São Gonçalo e faz parte do Pacto RJ, programa de investimentos do Estado. Serão investidos R$262.184.615,51.

O projeto prevê a criação de novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, cortando um trecho de 13,58 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas. O MUVI foi elaborado para priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas, com a construção da ciclovia ao longo do corredor expresso. O sistema BRS (Bus Rapid Service) será implantado ao longo da antiga linha férrea que corta a cidade, ligando Neves a Guaxindiba, passando por importantes bairros, como o Centro e Alcântara.

Além da racionalização do transporte público de passageiros, com mais conforto, segurança e rapidez, o corredor leste-oeste receberá intervenções urbanísticas ao longo de todo o trajeto. Serão criadas praças, áreas de convívio e adequação dos espaços públicos e calçadas, que garantirão a valorização do solo urbano e deixarão a cidade mais bonita e organizada para atrair futuros investidores. Áreas hoje degradadas serão totalmente revitalizadas. E um novo terminal rodoviário será erguido em Alcântara.

Foto: Fábio Guimarães