Início > Iluminação Pública > Prefeitura amplia fiscalização contra furto de lâmpadas e reatores na cidade

Prefeitura amplia fiscalização contra furto de lâmpadas e reatores na cidade

Publicado em:  26/04/2019

Apenas na primeira quinzena de abril, a Subsecretaria de Iluminação Pública conseguiu reacender 1182 pontos de luz em São Gonçalo. No entanto, o trabalho está sendo dificultado devido aos recentes furtos que estão acontecendo aos postes de iluminação do município. O órgão orienta que, caso a população identifique veículo sem adesivo da Prefeitura ou da Enel realizando atividade suspeita em postes, denuncie através dos números 2199-6374 (Ouvidoria) ou 98671-7233 (apenas WhatsApp).

As atividades ilegais já estão afetando a vida dos moradores há algum tempo. Em janeiro deste ano, foi registrada denúncia na 73ª DP (Neves) após o furto de lâmpadas e reatores nos bairros Porto Velho, Rocha, Venda da Cruz, Santa Isabel, Galo Branco, Pacheco e Antonina. Já em março, um caminhão foi apreendido pela Guarda Municipal após furto de equipamentos de iluminação na Brasilândia. O caso foi registrado na 72ª DP (Mutuá).

A Subsecretaria de Iluminação Pública conta com o apoio da população no trabalho de fiscalização, através de denúncia. A orientação é verificar a logo da Prefeitura nos caminhões que fazem reparos nos postes de iluminação e, caso algo suspeito seja avistado, entrar em contato com os telefones disponíveis.

Balanço

Em busca de garantir o bem-estar, segurança e acessibilidade da população gonçalense, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Subsecretaria de Iluminação Pública, vem realizando reparos de pontos de iluminação em diversas ruas. Nos primeiros meses de 2019, já houve instalações nos bairros: Vila Lage, Barro Vermelho, Laranjal, Santa Luzia, Porto do Rosa, Anaia, Colubandê, Galo Branco e Ipiíba. Em abril, foram atendidos os bairros: Covanca, Neves, Tenente Jardim, Marambaia, Tribobó, Camarão, Brasilândia, Trindade, Mutuapira e Santa Catarina.

De acordo com relatório disponibilizado pela Iluminação Pública, desde o início da gestão, em 2017, até dezembro de 2018, cerca de 37181 lâmpadas foram instaladas, comportando os 92 bairros do município. Nessas ações, os caminhões operam nos turnos manhã, tarde e noite, inclusive de madrugada.

Autor: Aaron Cesar