Início > Administração > Prefeitura amplia digitalização de procedimentos

Prefeitura amplia digitalização de procedimentos

Publicado em:  10/03/2023

Sistema Eletrônico de Informações gera economia e agilidade

Desde a sua implantação efetiva, em abril de 2022 pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), o Sistema Eletrônico de Informações tem gerado economia e agilidade para a Prefeitura de São Gonçalo e, agora entra em sua quarta fase, a chamada 4ª onda.

O sistema foi implantado para virtualizar processos e documentos, permitindo atuação simultânea entre secretarias, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades, o que resulta em eficiência administrativa. Atualmente, 188 diferentes tipos de processo podem ser abertos através do SEI, procedimentos que eram realizados de forma física, gerando grandes custos com papel e impressão à prefeitura. Além disso, também há economia no transporte de processos entre as secretarias municipais.

Através do sistema, os processos da Prefeitura de São Gonçalo, que eram feitos de forma física, em folhas de papel, serão integralmente realizados de forma digital. A implantação de novos assuntos administrativos no Sistema Eletrônico de Informações se dará de forma gradativa e escalonada, conforme plano de implantação a ser definido pelo Órgão Gestor do SEI em conjunto com os demais órgãos e secretarias.

Nesta nova fase, a partir desta sexta-feira (10), serão integrados à digitalização procedimentos administrativos, como aposentadoria compulsória, instauração de processo administrativo, junta médica. Para concursados: certidão de aprovação, cópia do ato de investidura e declaração de aprovação. Para o pessoal: adicional noturno, auxílio doença, auxílio funeral, declaração de tempo de serviço, declaração para fins de currículo, declaração para o INSS, diferença de férias, exoneração a pedido, interrupção da licença sem vencimentos, licença médica, licença para acompanhamento médico familiar, licença para serviço militar, pagamento de diferença de salário, pagamentos de hora extra, promoção funcional, entre outros.

Procedimentos digitalizados também para a população

O Protocolo Geral da Prefeitura de São Gonçalo, que atende à população gonçalense, também já realiza abertura de processos sem utilizar papel, de forma completamente digitalizada, desde que o procedimento esteja entre aqueles que são atendidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Na página oficial do SEI todos os procedimentos das quatro ondas que agora são exclusivamente digitais, bem como a legislação do Sistema Eletrônico de Informações, podem ser acessados através do seguinte endereço eletrônico:

Foto: Luiz Carvalho