Início > Educação > Prefeitura abre inscrições para o curso “Microcefalia sob o Olhar da Educação. O que Fazer?”

Publicado em:  14/08/2020

A Subsecretaria de Educação Infantil e Inclusão, através da Coordenação de Educação Inclusiva, abre processo seletivo nesta sexta-feira (14), a partir das 14h, para inscrição no curso “Microcefalia sob o Olhar da Educação. O que Fazer?”, que será ofertado de forma não presencial por meio de aulas realizadas pela plataforma Google Meet. Poderão participar professores da Rede Pública Municipal, efetivos ou contratados.

“A inscrição para o curso está sendo divulgada pelo e-mail institucional, através de grupos de WhatsApp para todas as unidades escolares, e também no site da Prefeitura. Estamos dando total visibilidade para a comunidade escolar, para que todos que tenham interesse possam participar de forma igualitária”, afirmou Tatiana Félix, subsecretária de Educação Infantil e Inclusão.

O objetivo principal do curso é reunir profissionais atuantes na Educação da Rede Municipal de São Gonçalo, concursados ou contratados, a fim de construir conhecimento, refletir e discutir a importância da educação inclusiva em crianças desde a mais tenra idade, considerando a sua periodização, respeitando aspectos intelectuais, cognitivos e sociais de forma que possa melhor atender às necessidades específicas dos alunos com microcefalia.

O curso terá a duração de 20 horas, as aulas serão de forma não presencial, sempre às terças-feiras, com previsão de início em 18 de agosto de 2020 e previsão de término em 29 de setembro de 2020, no horário das 15h às 17h, por meio da plataforma Google Meet. O aluno realizará atividades complementares de estudo para aprofundamento teórico, cuja carga horária será contabilizada para fins de fechamento da carga horária total do curso. As aulas serão desenvolvidas de acordo com a proposta pedagógica que será disponibilizada aos cursistas, após homologação de sua matrícula.

Para que a frequência seja considerada, o cursista deverá manter sua câmera de vídeo aberta e permanecer o tempo integral da aula frente à câmera. A avaliação do rendimento terá caráter processual e formativo, sendo necessário para aprovação frequência mínima de 75% da carga horária estabelecida e aprovação com média igual ou superior a 6 (seis) em provas e pesquisas a serem realizadas.

Serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas. As inscrições serão realizadas do dia 14/08/2020, a partir das 14h, até o dia 16/08/2020, exclusivamente pelo link: https://bit.ly/31Mt9Vm

O sistema aceitará somente as 70 primeiras inscrições. Os 50 primeiros inscritos serão contemplados com as vagas, e os 20 restantes comporão um cadastro reserva.

O preenchimento correto dos dados solicitados no ato da inscrição e a efetiva inscrição são de exclusiva responsabilidade do candidato. A Coordenação de Educação Inclusiva não se responsabiliza por eventuais prejuízos causados por envio de dados incorretos, sendo que qualquer informação em desacordo com este edital poderá acarretar o cancelamento da inscrição.

A Coordenação de Educação Inclusiva não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação que impossibilitem a transferência dos dados ou a impressão dos documentos.

Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração das informações prestadas e não será aceita documentação entregue pessoalmente. A divulgação da lista dos selecionados será divulgada no site oficial da prefeitura de São Gonçalo.

Não haverá necessidade de efetivação prévia da matrícula, visto que logo após a divulgação da lista definitiva de classificados, esses serão automaticamente inseridos no curso e no primeiro dia de aula terão acesso a ficha de matrícula específica. Serão desclassificados deste processo seletivo todos os candidatos que não puderem comprovar os dados de sua inscrição. Havendo candidatos desclassificados serão convocados os professores que ficaram no cadastro reserva.

Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação

O processo de inscrição, seleção e matrícula obedecerá ao seguinte cronograma:

• Inscrição: 14 a 16/08, a partir das 14h
  • Divulgação dos classificados: 17/08