Início > Uncategorized > Prefeito recebe gonçalenses premiadas em desafio da NASA

Prefeito recebe gonçalenses premiadas em desafio da NASA

Publicado em:  29/02/2024

Capitão Nelson conheceu alunas e o projeto por elas desenvolvido

O prefeito Capitão Nelson recebeu, na noite desta quarta-feira (28), cinco alunas gonçalenses que foram premiadas no Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da NASA. As alunas também ganharam a oportunidade de conhecer a sede da agência, em viagem que acontece no meio do ano.

As estudantes Sara Soares, Samara Santos, Larissa Vargas, Jennifer Marques e Kezia Alexandre integram o curso de Assistente Administrativo da Firjan Senai, em parceira com os laboratórios BBraun. Elas ficaram entre as 10 equipes vencedoras do Desafio Internacional de Aplicativos Espaciais da NASA (Space Apps) 2023.

As cinco jovens representaram o Brasil no hackathon (desafio de programação), que envolveu cerca de 60 mil participantes, de 152 países. As estudantes de São Gonçalo ficaram entre as 10 equipes vencedoras da competição e receberam o Prêmio de Projeto Mais Inspirador. Além de título e medalha, as alunas terão a oportunidade de conhecer a sede da NASA, nos Estados Unidos.

O prefeito Capitão Nelson recebeu as alunas em seu gabinete na noite desta quarta-feira (28) e exaltou a conquista das gonçalenses, que irão para os EUA em julho.

“Quando a gente recebe esse tipo de notícia, que estudantes da nossa cidade estão ganhando prêmios deste nível, temos a certeza de que estamos evoluindo, porque eram marcas que no passado nós não conseguiríamos. Parabenizo à BBraun e à Firjan-Senai  pela parceria e investimento na nossa população e às meninas, que terão contato com uma realidade de primeiro mundo”, disse o prefeito.

O aplicativo desenvolvido pelas estudantes é jogo “Eclipse: Celestial Shadows”, que explica como ocorrem os eclipses e por que somente algumas pessoas da Terra podem vê-los em um determinado momento, sendo uma ferramenta educacional para ensino de crianças e adolescentes que podem aprender de forma interativa sobre a mecânica dos eclipses. O aplicativo também tem objetivo de orientar em relação aos cuidados na observação de um eclipse solar ou lunar.

O Space Apps reúne programadores, cientistas, designers, contadores de histórias, criadores, construtores, tecnólogos e inovadores. Participantes do mundo todo são incentivados a desenvolver projetos com soluções inovadoras para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço. O hackathon preza por atitudes colaborativas, criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico, incentivando o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers, contadores de histórias e engenheiros.