Início > Saúde > Prefeito inaugura Espaço Partejar

Prefeito inaugura Espaço Partejar

Compartilhe isso:


Publicado em:  18/09/2018

O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, inaugurou na manhã desta terça-feira (18) o Espaço Partejar, na Maternidade Municipal Dr. Mário Niadjar, em Alcântara. A sala dedicada ao parto humanizado atua com um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada, mais humana e acolhedora. Atualmente, 60% dos partos realizados na maternidade são normais.

“Quando falamos de parto humanizado, estamos nos referindo às formas de assistência prestadas no momento do parto. Os profissionais envolvidos passam a acompanhar e entender as necessidades de cada mulher, respeitando o momento e não apenas atuando com intervenções tecnológicas”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, no parto humanizado a vontade da mãe é levada mais em consideração do que em um parto normal.

“A ação é toda feita pela mulher, sem a colaboração de medicações ou estimulantes. A mãe tem a total participação e controle na tomada das decisões, sempre bem amparada e instruída. A atenção maior é dedicada à gestante no exato momento do parto”, ressalta.

A atuação da enfermagem obstétrica é um dos pilares do processo de humanização do parto, uma vez que contribui para o aumento dos índices de partos naturais e redução das intervenções desnecessárias, além de favorecer o contato físico e emocional dos pais com os bebês. A maternidade conta com enfermeiros obstétricos, entre eles Michael Aubert e Jaci Galo.

“A atenção humanizada ao parto com uma equipe de saúde preparada é um fator indispensável para o exercício seguro e saudável da maternidade e para o resgate ao respeito à mulher. Colocamos nosso conhecimento à disposição da gestante, da parturiente e do recém-nascido, a fim de fornecer comodidade física e psicológica. Durante o processo realizamos diversos movimentos e posições que auxiliam na descida do bebê e alívio da dor”, explica Jaci, que atua na maternidade há nove anos.

Durante a manhã, o músico Henrique Paixão andou pelo hospital, visitando enfermarias, tocando clássicos da música brasileira no violino.


Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content