Início > Desenvolvimento Urbano > Prefeito entrega obras no Gradim e anuncia investimentos

Prefeito entrega obras no Gradim e anuncia investimentos

Publicado em:  12/02/2022

Durante encontro com moradores, Capitão Nelson falou de reforços para a segurança e mais obras para o bairro

A Prefeitura de São Gonçalo entregou, na manhã deste sábado (12), aos moradores do bairro Gradim, as obras de contenção realizadas na Rua Piauí. As intervenções no local, que tiveram início no fim de setembro do ano passado, foram entregues com mais de um mês de antecedência à população, tendo em vista o prazo estipulado de seis meses para conclusão das intervenções.

A entrega das obras foi feita pessoalmente pelo prefeito Capitão Nelson, acompanhado do secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, o subsecretário de Governo, João Ventura, o deputado federal Altineu Côrtes e também o vereador Piero Cabral.

A população local comemorou a conclusão das obras e ouviu em primeira mão as novidades para a segurança de São Gonçalo, para a saúde e também obras de pavimentação na Rua Manoel Duarte, uma das principais vias do Gradim.

“Esta semana nós vamos receber o governador Claudio Castro e anunciar mais homens e mais viaturas para a Operação São Gonçalo Presente. É um trabalho que só conseguimos fazer em equipe. Temos o Governo do Estado como nosso parceiro, investindo na cidade”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O prefeito aproveitou ainda para anunciar a construção de um novo hospital para o município.

“Não podemos mais continuar apenas com um pronto socorro que não consegue dar conta dos atendimentos à grande população que temos hoje na cidade. Um prédio da década de 1950 já não atende e não tem possibilidades de crescer. Futuramente, nós teremos um hospital que consiga atender à população do nosso município. Temos por obrigação, enquanto poder público, dar dignidade aos moradores e isso começa pela saúde. Temos muito a fazer, afinal são muitas demandas, mas todos os dias a prefeitura está empenhada para termos uma cidade melhor”, finalizou o prefeito.

As obras na Rua Piauí foram priorizadas para oferecer segurança e trazer tranquilidade aos moradores, que há pelo menos três anos temiam deslizamentos de encostas no local.

“Entendemos a urgência e o risco que a população corria sem essas obras de contenção e priorizamos essas intervenções aqui na Rua Piauí. Pedimos celeridade às obras antes que uma chuva forte pudesse provocar uma tragédia”, disse o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.

O secretário também anunciou que já encaminhou o projeto de recapeamento da Rua Manoel Duarte para a Secretaria de Estado das Cidades, uma demanda da população local, que vem sofrendo com a pavimentação deteriorada e buracos na via. A rua é de grande importância e fluxo de veículos para moradores do Gradim, Pontal, Neves e Porto Velho, além de ser uma ligação com a Rodovia BR-101.

Morador do Gradim há 60 anos, Laerte Ferreira, de 66 anos de idade, falou sobre o risco e o medo dos moradores locais com uma possível tragédia antes das obras serem iniciadas.

“Como morador eu sofri na pele o que estava acontecendo. Sofremos com o descaso dos prefeitos que passaram por aqui e viraram as costas para esse problema sério. A rua estava prestes a atingir casas de moradores. Estávamos em uma situação de perigo, uma situação ameaçadora, que poderia até mesmo resultar na morte de famílias”, disse.

Obras

A Rua Piauí passou por obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação e urbanização. A área sofreu com processo de erosão do solo e moradores temiam que deslizamentos pudessem ocorrer com a incidência de chuvas fortes.

Manhã de vistorias no Alcântara e Vila Três

Após entregar as obras no Gradim, o prefeito Capitão Nelson, o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júnior Barboza, o subsecretário de Governo, João Ventura, e o deputado federal Altineu Côrtes foram até os bairros Alcântara e Vilta Três para conferir o progresso das obras no Espaço Raul Veiga e na nova Policlínica, além do andamento do recapeamento realizado na região, com o programa Asfalta São Gonçalo.

Na manhã deste sábado, o programa Asfalta São Gonçalo avançou sobre a Rua Gustavo Mayer. O próximo passo do recapeamento vai levar asfalto novo para a Rua Nestor Pinto Alves, que já passou pelo processo de fresagem, com a remoção do asfalto antigo.

A última parada da equipe da prefeitura foi o espaço Raul Veiga, que nesta semana teve concluída a colocação das coberturas nas barracas dos vendedores ambulantes que irão atuar no local.

“Acho que vai melhorar muito, especialmente na questão da organização da rua. Temos muitas pessoas que precisam trabalhar”, disse Rosane da Silva, comerciante há 35 anos no Alcântara.

Foto: Lucas Alvarenga