Turismo e Cultura
Cidade Ilustrada: Transformação cultural e urbana em São Gonçalo através da arte
03/05/2025
Um dia de alegria e muita devoção para saudar a “Rainha do Mar”. É neste clima que será realizado o 9º Presente de Iemanjá, que acontece no domingo (04/02), na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo. O evento, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes (Fasg) terá início às 8h. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.
Os presentes que serão oferecidos durante a procissão são arrumados, logo pela manhã, por Babalorixás e Ialorixás. Por volta das 8h, haverá o cortejo de Iemanjá, para a entrega dos presentes oferecidos à “Rainha do Mar” e aos ancestrais da mãe África em meio a agradecimentos, pedidos e orações. Além do cerimonial, a programação, que deve durar até às 16h, conta com apresentações de jovens de matrizes africanas com coreografias, dança e capoeira. Haverá ainda show com o grupo “Vai Por Mim”.
De acordo com a presidente da Comissão Organizada de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas do Presente de Iemanjá de São Gonçalo, Mãe Márcia D Oxum, todo material utilizado na construção dos presentes de Iemanjá é biodegradável.
“É importante pensar de maneira ecológica e se Iemanjá é água e água é um bem sagrado, nós devemos preservar, manter a praia limpa. Tudo precisa se decompor na natureza. Nós utilizamos papel, tecido e material orgânico. Os barquinhos são de papel e goma, os apetrechos são de papel e tecido, as vasilhas são de papel, utilizamos pedras e conchas na ornamentação, alimentos, frutas e flores que se decompõem na natureza. Temos todo o cuidado de utilizar material biodegradável”, ressaltou Mãe Márcia D Oxum.
Apesar do dia de Iemanjá ser comemorado em 02 de fevereiro, a festa em São Gonçalo é tradicionalmente realizada no primeiro domingo após o dia 02. De acordo com Mãe Márcia D Oxum, a festa acontece no fim de semana para facilitar o acesso de um maior número de pessoas ao evento, já que muitos trabalham durante a semana e não poderiam estar presentes às devoções. Cerca de três mil pessoas são esperadas para a festa.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo ( Fasg), Carlos Ney Pinho Ribeiro, o presente de Iemanjá é uma tradição e reúne devotos de todo Estado.
“Nós apoiamos toda a manifestação autêntica do povo, seja ela artística, cultural ou religiosa. É importante que a secretaria esteja sempre com as portas abertas para toda a expressão cultural e entendemos a festa de Iemanjá como uma manifestação da cultura de matrizes africanas que recebe devotos de todo o Estado”, reiterou o secretário.
Para o prefeito, José Luiz Nanci, o presente de Iemanjá é uma demostração de quão vasta e diversa é a cultura nacional.
“A festa a Iemanjá é belíssima. Este é o nono ano em que a Praia das Pedrinhas recebe o Presente de Iemanjá e nós ,enquanto poder público, estamos apoiando esta iniciativa que demonstra o quão vasta e diversa é a nossa cultura”, concluiu.
IEMANJÁ
Uma das entidades mais respeitadas e cultuadas no Brasil, Iemanjá é a senhora do mar e representa a beleza, a família, a maternidade e o amor. É a protetora dos pescadores e jangadeiros. No sincretismo religioso, Iemanjá está associada a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Candeias. Deusa da nação de Egbé Ioruba, é considerada mãe de quase todos os orixás evocando fertilidade.
SERVIÇO
9º Presente de Iemanjá
Data: 04/02/2018 (Domingo)
Horário: 8h
Local: Praia das Pedrinhas – São Gonçalo
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom / SMTC
Notícias relacionadas
Mais Acessados