Início > Governo e Comunicação Social > Praça Zé Garoto em clima de Natal

Praça Zé Garoto em clima de Natal

Publicado em:  09/12/2023

Natal de Novas Luzes levou alegria e diversão para as famílias gonçalenses

A tarde e noite desta sexta-feira (8) abriram em grande estilo o Natal de Novas Luzes em São Gonçalo, que este ano tem o tema ‘É tempo de sonhar’. Foi um momento para as famílias se alegrarem e celebrarem a chegada da data mais festiva do ano, na Praça Zé Garoto. As celebrações de Natal seguem neste fim de semana, na Praça da Trindade, neste sábado (9), numa parceria com o Sesc, e na Praça Chico Mendes, no domingo (10).

Logo no fim da tarde, a Praça Zé Garoto foi tomada pela alegria com Caravana de Arte e Lazer, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faelsg), que fez a alegria da criançada que compareceu para se divertir. Danças, gincanas, brincadeiras, brinquedos infláveis, lanche, personagens vivos e até mesmo distribuição de picolés para aliviar o calor da criançada garantiram a animação.

“É muito bom ter eventos como esse, especialmente para os pais, que têm a oportunidade de levar as crianças para um momento de lazer, sem ter a necessidade de ir a outra cidade para se divertir’’, disse a autônoma Elizabete Pinheiro, que levou o filho de 8 anos para aproveitar a tarde nas brincadeiras da Caravana de Arte e Lazer.

A Orquestra Municipal abrilhantou a noite com seu repertório eclético e afiado. Sob a regência do Maestro Paulo Guarani, com todos os seus componentes à caráter para a época do ano – vestidos de branco – a orquestra mostrou toda a sua versatilidade e riqueza musical. Já na passagem de som, o público correu para apreciar as interpretações de sucessos internacionais e nacionais que marcaram gerações, com canções de Michael Jackson, Bruno Mars, Lulu Santos, Alcione e um repertório especial de canções natalinas, tornando a noite ainda mais especial.

O prefeito Capitão Nelson, além de abrir oficialmente os eventos natalinos na cidade, convidou Papai Noel para trazer a magia do Natal para as crianças e também puxou a contagem regressiva para acender a árvore de Natal e a iluminação especial da Praça Zé Garoto, com enfeites distribuídos por toda a área de lazer.

“A gente está conseguindo obter êxito por conta da parceria que a gente demonstrou junto aos servidores, aos secretários, aos vereadores. Estamos conseguindo trazer dignidade ao cidadão gonçalense. E o cidadão gonçalense cada vez mais tem orgulho de morar aqui em São Gonçalo, e estamos conseguindo isso, graças a Deus”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O ano de avanços na cidade foi lembrado durante a abertura das comemorações de Natal na cidade.

“Mais um ano se encerra na gestão do prefeito Capitão Nelson e mais uma vez a gente tem muito o que celebrar. A cada que ano passa da gestão do prefeito, nós, que moramos aqui, conseguimos ver que a cidade avançou muito mais. A gente tem certeza de que ainda tem muita coisa boa por vir nesse ano de 2024”, disse o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, que foi prestigiar o evento.

Quem foi ao local teve oportunidade de tirar uma foto com Papai Noel e também encontrou uma grande novidade nessa edição do Natal de Novas Luzes: a possibilidade de entrar na árvore de Natal e registrar em foto o momento.

Durante a realização do evento, equipes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal de São Gonçalo deram todo apoio à segurança. A Secretaria de Transportes ficou encarregada da ordem viária e orientação aos motoristas na região central da cidade. Já a Secretaria de Conservação atuou com suas equipes garantindo a limpeza da praça durante o evento, com material recolhido frequentemente das lixeiras e varrição.

Também estiveram presentes no evento a primeira dama Marinete Ruas, o vice-prefeito Sérgio Gevú, o secretariado do município e também vereadores, com o Legislativo sendo representado pelo presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Lecinho.

Natal na Trindade e no Raul Veiga

Neste sábado (9), também a partir das 16 horas, a Caravana de Arte e Lazer estará na Praça da Trindade. Através de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Sesc RJ, os moradores da cidade vão poder conferir o concerto gratuito “Clássicos do Samba”, da Orquestra Solistas do Rio de Janeiro, que vai homenagear os compositores Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho.

A população também vai poder conferir uma árvore de Natal com 23 metros, além da iluminação em dez árvores naturais; instalação de elementos natalinos e um ambiente temático instagramável.

E, no domingo (10), a Praça Chico Mendes, no Raul Veiga, recebe o Natal de Novas Luzes. Além das atrações da Caravana de Arte e Lazer, os moradores vão poder conferir a iluminação da árvore natalina, a chegada do Papai Noel e apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo, a partir das 16h.

Foto: Renan Otto