O Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi marcado por diversas atividades nesta terça-feira (25/7). O Fórum de Mulheres Negras de São Gonçalo realizou evento na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoas com Deficiência. Pela manhã foi realizado seminário sobre empoderamento da mulher negra, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG), no mesmo bairro.
Durante todo o dia, o evento contou com oficina de tranças e turbante, doação de plantas medicinais, tendas da Feira da Mulher Empreendedora, apresentação de capoeira e baile charme. Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa de Saúde da Família (PSF) disponibilizaram auriculoterapia, aferição de pressão, orientação nutricional e assistência social.
Organizadora do evento, a coordenadora de mobilização do Fórum, Luciane Marinho, conta que este mês foi marcado por diversas homenagens e ações à mulher negra e latino-americana.
“No dia 8 de julho foi realizada uma trilha das mulheres negras na Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho do Pequeno. Hoje fizemos esse grande evento na Praça Zé Garoto e, no dia 30, teremos uma marcha na praia de Copacabana”, disse.
Moradora do Rocha, a manicure Iamara Santos, 38 anos, estava passando pelo local e parou para participar do evento. “Aproveitei para ver as barraquinhas de artesanato e prestigiar os profissionais que aqui estão. Fiquei sabendo até que vai ter tenda de acarajé. Vou experimentar”, elogiou.
Autor: Aaron Cesar
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados