Início > Uncategorized > Praça do Rocha é entregue à população

Praça do Rocha é entregue à população

Publicado em:  11/01/2024

Novo espaço de lazer conta com pista de skate e brinquedos acessíveis

No dia de São Gonçalo de Amarante, padroeiro da cidade de São Gonçalo, moradores do Rocha ganharam um novo espaço de lazer totalmente revitalizado e com medidas pioneiras nas praças da cidade.

A Praça do Rocha foi entregue com pista de skate e brinquedos acessíveis, na última quarta-feira (10). A população da região compareceu em peso para prestigiar a décima entrega do programa Praça Renovada, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Conservação com projeto idealizado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe).

“Conseguimos atender os pedidos dos moradores da região e entregar mais um espaço de lazer para a população gonçalense. Pedimos apenas que todos ajudem a manter a praça em boas condições, já que ela é um patrimônio da região. E não vamos parar por aí. Vamos seguir trabalhando para entregar infraestrutura, saúde e lazer para os gonçalenses”, disse o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson.

“O programa Praça Renovada segue avançando com os trabalhos, levando ótimas opções de lazer para os gonçalenses. Enquanto secretário da Semgipe, pude acompanhar de perto o início desse projeto e é gratificante ver mais uma entrega”, completou o secretário estadual de Cidades, Douglas Ruas, que também esteve na inauguração.

Antes da entrega oficial da praça, a banda da Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG) não deixou ninguém ficar parado tocando vários sucessos.

E a criançada pode aproveitar as atrações da Caravana de Arte e Lazer, desenvolvida pela Fundação de Arte e Lazer (Faelsg), que levou recreação com gincana, brincadeiras com personagens infantis, piscina de bolinhas, pintura facial, brinquedos infláveis, guerra de cotonete, cama elástica, brincadeiras lúdicas, atividades esportivas e artísticas. Também foram distribuídos lanches, com direito a cachorro-quente, algodão-doce, picolé, pipoca e guaraná.

Cada área de lazer e convivência que recebe as intervenções do programa Praça Renovada conta com um projeto específico, levando em consideração as características originais e as demandas dos moradores. No Rocha, um dos principais apelos da população era uma pista de skate, que foi projetada com o auxílio de membros da Federação de Skate do Estado do Rio de Janeiro, e nomeada carinhosamente por “Farlane Vinicius Skate Parque”, em homenagem ao jovem falecido que, mesmo sem ter uma pista de skate, oferecia aulas da modalidade no local.

O vereador Pedro Pericar revelou aos familiares de Farlane Vinicius que irá levar o projeto de lei para a Câmara Municipal para oficializar o nome da pista nos próximos dias.

Outro diferencial da Praça do Rocha foi a inclusão de brinquedos acessíveis para as pessoas com deficiência, que complementam o novo design, novos equipamentos e concepção paisagística, além de uma área mais ampla para atividades físicas. A Praça do Rocha agora conta com novo playground com piso emborrachado, intervenção artística no piso central, iluminação de LED, e quadra poliesportiva.

O programa Praça Renovada já passou pelos bairros Jardim Catarina (com duas praças), Boaçu, Vila Três, Raul Veiga, Laranjal, Coroado, Gradim, Jockey e Itaúna. No bairro Porto Velho, a obra está avançando e, em breve, a nova praça será entregue.

Na inauguração da Praça do Rocha também estiveram presentes o deputado federal, Altineu Côrtes; o residente do DER, Ricardo Pericar; secretários do Executivo e vereadores da cidade.

Foto: Renan Otto