Início > Desenvolvimento Urbano > Praça Chico Mendes é entregue à população

Praça Chico Mendes é entregue à população

Publicado em:  18/03/2023

Após passar por reestruturação completa, prefeito inaugura nova área de lazer

Após muitos anos sem uma área de lazer que, de fato, servisse à população, a espera para os moradores do Raul Veiga e bairros vizinhos finalmente chegou ao fim. A Prefeitura de São Gonçalo entregou, nesta sexta-feira (17), uma Praça Chico Mendes completamente reformada, através do programa Praça Renovada.

“Quero agradecer a parceria de cada servidor que participa no dia-a-dia aqui com a gente, no município, trabalhando em prol da população e para transformar essa cidade. Nós vamos iniciar inúmeras obras aqui em São Gonçalo, tenham certeza disso! Desde o primeiro dia de governo nós estamos trabalhando e vamos continuar a trabalhar até o último dia. É nossa missão: Trabalhar e transformar a cidade de São Gonçalo”, disse o prefeito Capitão Nelson, que destacou ainda o início das obras em Santa Luzia e Guaxindiba, com intervenções de drenagem e pavimentação nos bairros.

Canteiro central e lateral formando um boulevard, jardineiras com plantio de vegetação arbustiva, mobiliário urbano novo, bicicletário e nova iluminação de LED. Tudo para que os moradores possam aproveitar ao máximo o novo espaço, que depois de muitos anos em estado de abandono, volta a cumprir seu papel sendo ocupado pelos moradores da cidade.

“Recebemos a solicitação para um novo projeto para esta praça, na época eu ainda estava secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais. Visitamos aqui o local, entendemos que esse é um projeto que irá atender a toda família. E , em breve, o prefeito vai anunciar que teremos opções gastronômicas para a população. A Prefeitura está trabalhando em um edital , para chamamento daqueles que tiverem interesse em colocar seu food truck aqui, uma ação para que as pessoas possam empreender na cidade”, antecipou o deputado estadual Douglas Ruas.

A área dedicada para as crianças ganhou brinquedos novos, piso adaptado e uma grade de proteção garantindo a segurança e impedindo o acesso à rua.

Morador do bairro Coelho há 54 anos, o pintor Moacir Lopes, de 88 anos, prestigiou a inauguração da nova Praça Chico Mendes e aprovou o que viu de perto.

“A praça ficou ótima, está tudo muito lindo! Finalmente, depois de muitos anos, agora temos uma praça de verdade”, disse.

Uma inauguração tão especial não poderia ficar sem entretenimento à altura para as famílias que foram prestigiar a entrega da nova Praça Chico Mendes. O cantor Maycon André e a camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo levaram muita música boa com repertório variado e eclético de grandes sucessos populares, animando a população que foi ao local conhecer a nova praça.

A Caravana de Arte e Lazer, da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg), levou diversão para crianças de todas as idades, com muita recreação, dança, brincadeiras e personagens vivos, além de pipoca, algodão doce, cachorro quente e guaraná natural para o lanche.

As obras da Praça Chico Mendes atendem às metas 10 e 13 do Plano Estratégico Novos Rumos, do Eixo Cidade Bem Cuidada e Organizada, promovendo o acesso à urbanização e a melhoria do espaço público, beneficiando moradores do bairro Raul Veiga e outros bairros vizinhos, como Coelho e Alcântara.

Requalificação e melhorias

Também foram feitas melhorias na infraestrutura de drenagem, readequação dos níveis da praça para a garantia da acessibilidade, substituição da pavimentação. O tráfego da região também passou por requalificação viária. A Rua Lindolfo Collor, que corta a praça e era uma via de único sentido de circulação, foi duplicada.

Foto: Julio Diniz