Início > Educação > Portal da Ecologia forma turma de Jardinagem com Noções de Paisagismo

Portal da Ecologia forma turma de Jardinagem com Noções de Paisagismo

Publicado em:  22/03/2019

A tarde desta quinta-feira, 21 de março, ficará marcada no coração dos 46 alunos, que receberam seu certificado de conclusão do Curso de Jardinagem com Noções de Paisagismo, promovido pelo Portal da Ecologia, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo. Foram 24 aulas, onde o grupo aprendeu desde a história do Paisagismo no Brasil até a confecção de compostagem, produção de mudas, preparação e identificação do solo, reflorestamento de encostas, estilos de jardins e, principalmente, respeito e amor à natureza.

“Temos alunos de São Gonçalo, Maricá, Niterói, Itaboraí. O curso é inteiramente gratuito, inclusive fornecemos uma apostila. A gente dá uma base de formação técnica não só para atender à necessidade das pessoas como também uma forma de gerar renda, já que é uma atividade bastante importante, com um mercado bem amplo e tem pouco profissional técnico habilitado no mercado”, explicou o coordenador Lauro Nobre.

Segundo Lauro, o tema é amplo e o curso pode ajudar muita gente. “A gente oferece toda uma formação de conhecimento com opções de trabalho desde projeção e execução de jardins até manutenção. Se o aluno quiser fazer uma chácara para produzir plantas para vender também pode fazer. No final do curso a gente termina fazendo um projeto mesmo de paisagismo. Aqui no Portal nós temos a vantagem de ter espaço para teoria e prática”, afirmou o coordenador.

Quem participou das aulas não se arrependeu. Ao contrário, a maioria que fazer de novo, como a dona de casa, Sueli Vieira de Melo Caetano, de 61 anos. “Gosto muito de plantas e entrei no curso para aprender mais e ajudar os meus amigos. Adorei o curso e se puder vou fazer de novo para fixar ainda mais tudo que aprendi porque eu planto, mas com o professor é diferente, pois ele tira todas as nossas dúvidas”, ressaltou.

Já a professora Síntia Barcelos Soares, de 38 anos, quer dividir tudo que aprendeu no curso com a família e os amigos. “Primeiramente, eu me interessei por ser um curso de meio ambiente, para saber como que a gente poderia ajudar porque eu acho que cada um pode dar a sua colaboração referente à natureza. Também para ter um conhecimento melhor sobre as plantas e transmitir para minha família, amigos, colegas de trabalho”, afirmou.

Na hora da entrega dos certificados, Lauro Nobre agradeceu a presença do Subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Fernando Peres, que aproveitou para falar sobre a importância do respeito à natureza:

“Na realidade, sou eu que tenho que agradecer essa iniciativa do grupo do Portal da Ecologia, agradecer a participação de todos e dizer que, na minha visão, vivemos num mundo muito complexo e que talvez de todas as coisas complexas que a gente vive a mais complexa seja a nossa relação com a natureza porque ao longo da história, nós sempre tivemos a certeza de que a terra seria inesgotável, que ela sempre estaria com capacidade de atender a toda humanidade. Hoje, nós já sabemos que isso não é verdade. Se nós não cuidarmos da nossa Mãe Terra, se a gente não tiver cuidado com a natureza, se a gente não olhar para ela como algo que tem limites, certamente a humanidade irá sofrer muito e poderá até perecer. Portanto, iniciativas como essas que visam de alguma forma estabelecer o respeito, o cuidado, ou seja, educar para um mundo mais sustentável são sempre muito bem-vindas. Eu quero aqui publicamente assumir o compromisso da gente investir mais, buscar parcerias, buscar forças para que a gente possa desenvolver outros projetos iguais a esse.”

Antes da entrega, a aluna Bete Viana, 59 anos, aproveitou para parabenizar a Prefeitura pelo seu trabalho e ressaltou a importância de dois projetos. “Temos aqui o Portal e o CIUG, a escola de idiomas, que funciona perfeitamente, a formação lá é maravilhosa assim como os professores. São cursos de Francês, Inglês, Espanhol, Redação e Informática. Todos maravilhosos”, elogiou Bete, acrescentando que se puder fará o curso de Jardinagem de novo.

Fernando agradeceu as palavras de Bete e também falou sobre o CIUG. “O CIUG é um diferencial do nosso município, não existe em outro município uma escola pública, de idiomas de qualidade, isso em municípios que tem muito mais verba até do que o nosso. Pode ter certeza que não é fácil manter este trabalho, mas como diz a música, a gente não quer só comida, a gente quer algo a mais, a gente quer diversão, arte e o crescimento da nossa população. A gente não tem a pretensão de resolver todos os problemas, mas a gente tem a pretensão de fazer sempre o melhor possível para todos. O CIUG vai continuar e teremos o CIUG 2, em Alcântara, para atender àquela região que fica um pouco distante do Centro”, afirmou o Subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação.

Autor: Selma Nogueira
Foto: Jonas Guimarães