Início > Educação > Portal da Ecologia festeja meio ambiente

Portal da Ecologia festeja meio ambiente

Publicado em:  07/07/2018

Para festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Portal da Ecologia, que integra a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), montou uma pequena estufa na frente da Prefeitura com o objetivo de distribuir mudas de árvores.

O evento começou nesta terça-feira (5) e continuará nesta quarta-feira (6), com a distribuição sendo feita das 9h às 17h.

O coordenador do Portal, Lauro Nobre, falou sobre o trabalho:
“Nós estamos lançando o Projeto Cidade Verde, que é um programa que objetiva harmonizar a cidade. Nós temos que plantar para melhorar a qualidade do ar. São Gonçalo tem um dos piores índices de poluição atmosférica do estado. Então, tem que plantar para seqüestrar carbono, melhorar a qualidade do ar e tornar a cidade mais agradável. Nós temos alguns projetos como a campanha Adote uma Árvore, que também está sendo lançado hoje, onde a pessoa recebe um certificado e um folder explicando como plantar e cuidar da árvore. Também tem o Projeto Escola que te quero Verde, direcionado às escolas, onde os alunos poderão construir ilhas verdes nos pátios das escolas. Nosso objetivo é a educação ambiental, é mostrar a importância de estar arborizando a cidade.”

O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Abreu Nunes parabenizou a equipe do Portal pela iniciativa. “Essa é uma ação que nos deixa felizes pelo comprometimento dos nossos profissionais em promover a educação ambiental em nosso município. É importante ressaltar que os projetos são permanentes, acontecem durante todo o ano e nos enchem de orgulho”, disse o secretário.

Quem visitou a estrutura ficou satisfeito com o trabalho realizado e não saiu de mãos vazias, como a moradora do Boaçu, Maria Helena. “Estou levando ipê rosa e paineira para plantar no sítio em Monjolos, onde meu filho está fazendo o reflorestamento, com todo carinho. O lugar é muito bonito, tem um olho d’água e o reflorestamento servirá de proteção, tenho certeza que vai ficar muito bonito. Adorei este evento, pois ele dá oportunidade a todos de plantar e ajudar a manter a natureza”, afirmou.
Já Nilza, moradora do bairro Estrela do Norte, lamentou não ter espaço em casa, mas fez questão de levar o presente para sua amiga. “Eu estou levando essa muda de paineira para dar de presente a uma amiga que mora em Itambi e tem bastante espaço em casa. Estou gostando muito do evento, pena que não tenho espaço para plantar árvores na minha casa, só mesmo plantas ornamentais. Então resolvi presentear a minha amiga”, contou.

As comemorações pelo Dia do Meio Ambiente prosseguem até o final de junho. Para o dia 20 está programado o plantio de árvores na praça em frente ao Portal da Ecologia, no projeto “Cidade Verde”, com a participação dos alunos da Escola Municipal Joaquim Lavoura. Já no dia 22 haverá distribuição de mudas na Praça do Barro Vermelho, dentro do Projeto “Adote uma árvore”. A programação será finalizada com o plantio de árvores no projeto RENOMA, com alunos das escolas municipais Joaquim Lavoura e Rosendo Rica Marcos (Ciep 250).

Autor: Selma Nogueira
Fonte: Semed