Início > Projetos Especiais > População será consultada para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

População será consultada para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Publicado em:  07/01/2023

Gonçalenses terão papel importante e poderão participar através do aplicativo Colab

A população de São Gonçalo terá a oportunidade de, mais uma vez, ter voz em decisões importantes para o município. A prefeitura, através do aplicativo Colab, vai realizar uma consulta popular sobre o novo Plano de Mobilidade Urbana da cidade. A partir desta segunda-feira, a primeira pergunta estará disponível. Serão três enquetes, abertas nos dias 9, 16 e 23 deste mês.

A primeira consulta sobre o Plano de Mobilidade Urbana vai ouvir a população sobre ações prioritárias e, também, sobre os principais problemas relacionados à mobilidade observados no dia a dia dos cidadãos, como por exemplo, as dificuldades enfrentadas por pedestres no meio urbano, acessibilidade para pessoas com deficiência e obstáculos nas ruas.

” Nosso objetivo é implementar uma cultura de planejamento na cidade, e temos a oportunidade de fazer isso aliando a participação popular à tecnologia. Através da ferramenta do Colab conseguimos um alcance maior no envolvimento da população nos processos de consulta”, disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais , Maria Gabriela Bessa.

Como a consulta sobre o Plano de mobilidade ficaria muito extensa caso fosse realizada de uma única vez, ela será segmentada, segundo as demandas da empresa contratada para elaboração do plano. O objetivo é que a população tenha voz ativa em diferentes etapas, para compreensão da utilização dos transportes na cidade, mobilidade e outros temas relacionados diretamente ao plano. A pesquisa terá contribuição fundamental na elaboração de um plano de mobilidade efetivo, com planejamento de ações que irão pautar os investimentos que a cidade precisa nesta área

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana tem prazo de seis meses para ser concluída.

A contratação para elaboração do plano foi assinada no início do mês de novembro e a consulta pública foi solicitada pela empresa contratada para ajudar. O plano de mobilidade urbana é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do fluxo de trânsito, serviços de transporte urbano e infraestrutura de mobilidade urbana no município.

Colab – O Colab é uma ferramenta para os moradores de São Gonçalo.Trata-se de uma plataforma digital gratuita para ser baixada em todos os dispositivos móveis (smartphones), onde a população pode solicitar serviços da zeladoria urbana, fazer sugestões e avaliar os desempenhos da gestão municipal. Através do aplicativo, os moradores também respondem a consultas públicas sobre intervenções programadas para a cidade.

Outras informações de interesse do cidadão gonçalense são compartilhadas através da plataforma, como: vacinação, emergências climáticas, interdição de vias públicas, entre outras.

Foto: Ascom