Início > Projetos Especiais > População define nome de projeto com o ONU-Habitat

População define nome de projeto com o ONU-Habitat

Publicado em:  18/03/2024

“Fortalece São Gonçalo” foi escolhido pelo aplicativo Colab

“Fortalece São Gonçalo” foi o nome escolhido para o projeto que visa realizar o levantamento de dados do município para auxiliar na criação e remodelação de políticas públicas que possam beneficiar os gonçalenses, aprimorando ações voltadas para questões sociais e sustentáveis. O projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais, com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

A escolha do nome foi feita pelo cidadão gonçalense através do aplicativo Colab. “Fortalece São Gonçalo” conquistou 41% dos votos. Em segundo lugar, com 31%, ficou “De São Gonçalo Para o Mundo” e em terceiro, com 28%, “Viva São Gonçalo”. O slogan do projeto ficou definido como “Transformando a cidade para o futuro”.

Com a definição do nome, agora o projeto ganhará uma identidade visual para traduzir em imagens seus principais objetivos, e terá seu evento de lançamento em breve.

Além de ampliar o potencial de impacto do Plano Estratégico Novos Rumos, a iniciativa vai permitir que o município acompanhe de perto como suas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Nova Agenda Urbana. As metodologias aplicadas vão priorizar as necessidades da população – especialmente das mais vulneráveis – e promover sua participação ativa.

A parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), e o ONU-Habitat terá duração de 20 meses e prevê a criação de um Observatório de Políticas Públicas, a instalação do Laboratório Urbano de São Gonçalo, um Diagnóstico de Segurança Urbana e a realização de oficinas e capacitações para moradores, gestores e gestoras municipais.