Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Um dos principais pontos de vacinação na cidade, o Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto, bateu a marca de 100 mil vacinas aplicadas em 2017. Com 200 mil pessoas cadastradas, o Polo, que é uma das unidades de saúde mais antigas da cidade, realiza 20 mil atendimentos ao mês, sendo quatro mil para imunização da população com as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.
Nascido na Maternidade Municipal Dr Mário Niajar, o pequeno Joaquim Rodrigues Barroso, de apenas sete meses, frequenta o Polo desde os primeiros dias de vida para se imunizar. Morador do bairro Vila Lage, mensalmente ele é levado ao local para atualizar a caderneta de vacinação. A vacina do dia é a pentavalente, que permite que a criança fique imune contra cinco doenças que a vacina protege: tétano, difteria, meningite, coqueluche e hepatite B.
“É a unidade recomendada por todos, já que fica na região central da cidade. Sempre fomos muito bem tratados aqui e tive meus problemas resolvidos “, explica a mãe da criança, Ana Carolina Rodrigues, 22 anos.
Além das vacinas, o Polo disponibiliza 15 especialidades médicas diferentes para a população. Entre os diversos serviços disponibilizados, especialidades como assistente social, pediatria, médico generalista, nutricionista, neurologista, urologista, ortopedista, psicólogo, dermatologista, proctologista, fonoaudiologia, ginecologista, tisiologista, homeopata e gastroenterologista. A unidade realiza, ainda, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, atendimento aos pacientes com tuberculose e hanseníase.
“Realizamos inúmeros serviços que são destinados ao público infantil, entre eles os testes do pezinho, orelhinha e olhinho. Também realizamos semanalmente troca de curativos, troca da sonda e coleta de sangue. Retirada de pontos também são realizadas no Polo Washington Luiz”, ressalta o prefeito José Luiz Nanci.
Com o objetivo de ajudar os casais a planejarem o melhor momento para ter filhos ou a evitarem a gravidez indesejada, uma equipe multidisciplinar realiza reuniões periódicas de planejamento familiar. As palestras do programa são realizadas por uma enfermeira, duas psicólogas e uma assistente social. Cada encontro pode reunir até 20 pessoas.
“Aqueles que conseguem planejar o número de filhos que querem ter e o momento adequado da gestação têm mais condição de criar os filhos bem, garantindo qualidade de vida para a criança e para si mesmo”, explica o diretor geral, Jorge Barcellos.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados