Início > Saúde > Polo sanitário vai ampliar oferta de serviços em saúde

Polo sanitário vai ampliar oferta de serviços em saúde

Compartilhe isso:


Publicado em:  04/03/2023

População do Porto do Rosa será beneficiada com novos atendimentos

O Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, deve passar por reestruturação e adequação física futuramente. A expectativa é que as obras possam ampliar os serviços ofertados na unidade. No entanto, enquanto o equipamento não entra em construção, melhorias estão sendo realizadas. Independente da mudança na estrutura, o polo pode ganhar mais um médico clínico geral, um endocrinologista e um neurologista nos próximos meses.

 “As mudanças estão acontecendo. Hoje, temos uma grande parte da nossa unidade com ar refrigerado nos consultórios, pinturas foram feitas e houve troca de alguns equipamentos de trabalho. Atualmente, a equipe de obras está reformando os banheiros”, disse o diretor administrativo, André de Souza Silva. No quesito de novos serviços, está em fase de implantação o Programa de Tratamento da Hanseníase e a ampliação da oferta do pré-natal, devido ao aumento da demanda.

Com a ampliação das especialidades no governo do Capitão Nelson, o número de atendimentos das consultas, automaticamente, também aumentou. Foram 36.485 consultas médicas em 2021 e 43.997 em 2022. Para 2023, a tendência é da continuidade da ampliação. “Nós pensamos sempre em melhorar o atendimento. Por isso, estamos pedindo outras especialidades que são muito procuradas no polo. Se elas chegarem, vamos aumentar ainda mais os números de consultas”, finalizou André.

As consultas para pediatria, clínica médica, obstetrícia e pré-natal têm demanda espontânea, ou seja, podem ser marcadas direto na unidade de saúde. As outras especialidades podem ser inseridas no sistema da Central de Regulação no polo sanitário. Os serviços também são direto na unidade, mas alguns são oferecidos em dias e horários específicos. 

Regulação – Qualquer gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal para marcar consultas e exames, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência. 

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.   

Especialidades: 

Assistência Social

Cardiologia

Clínica Médica

Dermatologia

Ginecologia

Obstetrícia

Odontologia

Ortopedia

Pediatria

Pneumologia

Psicologia

Urologia

Geriatria

Nutrição

Fisioterapia para os usuários do Programa de Hanseníase

Serviços e exames:

Eletrocardiograma

Exames laboratoriais: sangue, urina e fezes

Farmácia

Medição de pressão arterial

Medição de glicose

Vacinação de rotina, incluindo BCG e de coronavírus

Curativos

Programa da Tuberculose

Teste covid-19

Programa de tabagismo

Teste do pezinho

Teste do olhinho

Pré-natal

Puericultura

Teste rápido das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Exame do Papel filtro – exame de sangue das gestantes (HIV, hepatite B, C, sífilis, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus)  

Preventivo

Planejamento familiar

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content