Início > Saúde > Polo Rio do Ouro contabiliza 100 mil pacientes cadastrados

Polo Rio do Ouro contabiliza 100 mil pacientes cadastrados

Publicado em:  17/03/2017

Proporcionar uma saúde de qualidade faz parte das diretrizes do plano de governo do prefeito José Luiz Nanci. A rede de serviços de Saúde essenciais à população se divide em diversas categorias, entre elas, a Atenção Básica. Além das mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBS), formadas por equipes de saúde da família distribuídas nos 92 bairros de São Gonçalo, o município conta ainda com cinco Polos Sanitários, que realizam o atendimento matricial, nos bairros Zé Garoto, Porto do Rosa, Rio do Ouro, Jardim Catarina e Alcântara.

“Essas unidades são a porta de entrada dos usuários no sistema de saúde. Funcionamos como um filtro que organiza o fluxo dos serviços nas redes de saúde, levando serviços às comunidades por meio das UBS”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Contabilizando cerca de 100 mil pacientes cadastrados, o Polo Sanitário Rio do Ouro, localizado no bairro de mesmo nome, oferece cerca de 40 tipos de serviços diariamente à população. Entre os mais procurados, destaque para o serviço de vacinação, que realiza 1.900 procedimentos mensais. Já o atendimento de ginecologia contabiliza 700 consultas ao mês, somando com 750 de pediatria.

“As atuações dos postos de saúde são muito importantes para a saúde das pessoas, seja no âmbito da prevenção ou em tratamentos. Por isso, tenho acompanhado de perto as ações dos postos e polos sanitários”, ressalta o prefeito, José Luiz Nanci.

Outros serviços com bastante demanda são os de fisioterapia, teste do olhinho, grupo de idosos, hanseníase, pré-natal, fonoaudiólogo, geriatria, gastroenterologia, entre outros que, juntos, somam cinco mil atendimentos mensais.
Segundo a diretora do Polo Rio do Ouro, Eliane Borges, a diversidade de serviços atrai pacientes de vários bairros da cidade.

“Fazemos parte do serviço de atendimento primário, com a ideia de que as ações sejam integradas e tenham continuidade. Temos uma grade de serviços consolidada e acabamos atendendo pacientes de todo município sem distinção. Estamos na divisa de São Gonçalo com Niterói e Maricá, então pacientes de outros municípios acabam nos procurando”, revela.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Fonte: Semsa