Políticas sobre Álcool e Drogas
São Gonçalo segue realizando ações de combate às drogas
03/04/2025
A secretaria de Saúde realizou, nesta quarta-feira (26), através da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (Sumpad), o evento “Caminhos para Atenção e Prevenção à Dependência Química”. A iniciativa, que aconteceu no auditório do Ministério Público, em Santa Catarina, tem o objetivo de orientar e capacitar as instituições que trabalham com dependência química na cidade.
“Tratar a dependência química não é apenas curar os efeitos que as drogas causam no indivíduo, é reorganizar o indivíduo por completo”, explica o secretário municipal de Saúde, Dimas Gadelha.
Para o subsecretário municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas de São Gonçalo, Luciano Gomes, uma ação política racional pode amenizar os problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas que são vivenciados pela sociedade.
“Vamos brigar por quem realmente precisa ser tratado. O trabalho que está começando poderá servir de projeto piloto na cidade”, conta.
Segundo o subsecretário Estadual de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira, o objetivo da pasta é articular e implantar uma gestão integrada das ações e programas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas no Estado.
“Queremos garantir o direito de receber tratamento adequado, fundamentado no princípio da responsabilidade compartilhada. A coordenação de esforços entre diversos seguimentos do governo e da sociedade, em todos os níveis, busca a efetividade e sinergia nos resultados das ações, no sentido de obter redução da oferta do consumo de drogas e o custo social a elas relacionado, e das consequencias adversas do uso e tráfico de drogas ilícitas”, explica.
O evento contou com palestras sobre Legislações e Rede de Atendimento Álcool e Drogas, realizada pelo Subsecretário Estadual de Prevenção à Dependência Química, Filipe Pereira; Os Malefícios das Drogas no Organismo, com o médico Especialista em Dependência Química, Dr Renato Mussi; Do Tratamento a Recuperação, com o técnico em Dependência Química, Tadeu Assis, representante no Estado do Rio de Janeiro do Movimento Faces e Vozes da Recuperação; A Dependência Química na Mulher, com Técnica em Reabilitação na Comunidade Terapêutica Maranathá, Eluza Teixeira.
Autor: Ascom
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semsa
Notícias relacionadas
Mais Acessados